O Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) publicou hoje (18/10) o edital de concessão dos parques estaduais Ibitipoca, localizado nos municípios de Santa Rita do Ibitipoca, e Itacolomi, nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. A data do leilão foi marcada para 21/12, na B3, em São Paulo (SP).
Contratado pelo IEF-MG, o BNDES desenvolveu o projeto de concessão das unidades de conservação e, juntamente com o consórcio Modelagem Parques – Bloco 3, liderado pela empresa Houer Consultoria e Concessões, estruturou o processo.
“O trabalho envolveu avaliação comercial e estudo de demanda, diagnóstico socioambiental, estudos arquitetônicos e de engenharia, estudo e modelagem jurídica, bem como a modelagem econômico-financeira do negócio”, informou o BNDES.
A estimativa de investimentos no projeto é de cerca de R$ 15 milhões nos próximos seis anos. Segundo o BNDES, os parques têm atrativos naturais como cachoeiras, lagoas e montanhas e históricos como museus e ruínas, capazes de atrair grande fluxo de visitantes.
O banco destacou ainda um aspecto interessante do projeto que é a alocação de parte das receitas da concessão para benefícios sociais e ambientais, entre eles o fomento ao empreendedorismo, pesquisa, monitoramento ambiental e integração da população do entorno.
Para a instituição, o projeto de concessão pôde ser aprimorado na fase de escuta pública com a busca de benefícios para a sociedade, sem abrir mão da preservação ambiental e ainda reforçando valores histórico-culturais como forma de oferecer novas oportunidades de lazer para a população.
“Durante os 75 dias de consulta pública e as audiências públicas foram recebidas 285 contribuições para o projeto. Todas foram respondidas e publicadas no site do IEF-MG”, completou.