Dez pacientes estão sendo contempladas, durante três dias, com a cirurgia de reconstrução mamária na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) do Governo do Amazonas. A ação é realizada em parceria com a empresa Motiva® Implantes.
As pacientes estão em tratamento de câncer de mama na FCecon, passaram pela mastectomia, que é a retirada de uma ou das duas mamas, e foram liberadas pelo serviço de Mastologia para fazer a reconstrução mamária, segundo informa o cirurgião plástico da Fundação, Roberto Pereira, coordenador do mutirão.
A reconstrução é a cirurgia plástica reparadora da mama retirada, total ou parcialmente, em virtude do tratamento do câncer.
As cirurgias no Centro Cirúrgico da FCecon iniciaram na terça-feira (25/10) e seguem até quinta (27/10), envolvendo médicos cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos. A ação conta ainda com a participação de cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do serviço de Mastologia da FCecon.
Roberto Pereira destaca o objetivo do mutirão. “A mama, como a gente sempre fala, é o símbolo da feminilidade feminina. A paciente, quando perde a mama, ela perde esse símbolo. E quando nós reconstruímos a mama, nós estamos fazendo a recuperação da autoestima”, disse.
O médico ressalta que a cirurgia de reconstrução retira o estigma da mastectomia e possibilita a melhora do relacionamento da mulher com seu grupo social, evitando que ela se isole.
O mutirão ocorre em parceria com a Motiva® Implantes, empresa de tecnologia médica dedicada à saúde da mulher. Ao todo, 16 cidades do Brasil recebem ações semelhantes, com a doação gratuita de próteses mamárias para que 400 mulheres sejam beneficiadas por meio de cirurgias de reconstrução mamária.