Parte do grupo de alimentos chamados construtores, os ovos e diversos tipos de carnes frequentemente são consumidos por serem uma fonte rica em proteínas, vitaminas e minerais. Eles podem ser preparados e acompanhados do clássico feijão com arroz dos brasileiros e até mesmo com vegetais.
As carnes vermelhas podem ser consumidas de forma assada, cozida ou refogada, no entanto, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, deve-se atentar em utilizar a menor quantidade possível de óleo e sal, podendo fazer o uso ervas e temperos como tomilho, sálvia, alecrim, por exemplo.
“As carnes vermelhas são excelentes fontes de proteína de alta qualidade e têm teor elevado de muitos micronutrientes, especialmente ferro, zinco e vitamina B12″, diz o MS.”Porém, tendem a ser ricas em gorduras em geral e, em especial, em gorduras saturadas, que quando consumidas em excesso, aumentam o risco de doenças do coração e de várias outras doenças crônicas”, completa o ministério.
Por sua vez, as carnes de aves possuem um alto teor de gordura saturada, ou seja, considerada não saudável. Com isso, apesar de serem fontes de propriedades com as carnes vermelhas, recomenda-se que sejam consumidas sem a pele, onde a gordura está concentrada.
Já os crustáceos como camarão, caranguejos e siris, e moluscos como polvos, lulas, ostras e mariscos, sejam de água salgada ou doce, podem ser consumidos assados, grelhados, ensopados ou cozidos ou como ingredientes para outros pratos. E, conforme o MS, são excelentes substitutos para as carnes vermelhas.
Outros substitutos, podem ser os ovos, principalmente de galinha, que são acessíveis e versáteis em seu preparo, além de serem ricos em complexo B.