A Lupa se prepara para uma programação de checagem em tempo real do último debate entre os candidatos à Presidência, nesta sexta-feira (28/10), e se estenderá pelo fim de semana, com uma nova maratona de verificações ao vivo e lives no Twitter e no TikTok. A audiência terá acesso às informações pelo lupa.news e em todas as plataformas de redes sociais e poderá contar com a Lupa para tirar as últimas dúvidas antes da votação.
Análises, checagens, explicadores, materiais educativos, newsletters e verificações estão sendo produzidas para preparar o eleitor para o voto. A cobertura especial inicia com o último debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promovido pela Globo, nesta sexta-feira (28/10).
A Lupa convida a audiência a, durante o debate, deixar o Twitter e o Instagram como segunda tela e acompanhar a checagem em tempo real do que é dito pelos presidenciáveis.
Como promovido no primeiro turno, durante todo o fim de semana a coalizão CheckBR estará ativa. A Lupa e outras seis organizações de checagem de fatos se reúnem para mapear e combater as principais desinformações compartilhadas nas redes sociais. Todas as verificações publicadas e republicadas pelas organizações serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR, de modo que a busca por informações confiáveis fique mais fácil.
No domingo (30/10) e segunda-feira (31/10), antes e depois de votar, durante a apuração e após o resultado, o eleitor vai acompanhar, nas redes sociais e site da Lupa, verificações dos conteúdos falsos mais compartilhados, além de reportagens e análises sobre as principais narrativas desinformativas espalhadas nas redes sociais. Na segunda-feira (31), também circulará mais uma edição especial da Lente, a newsletter da Lupa sobre desinformação.
Natália Leal, CEO da agência, enfatiza que o primeiro turno comprovou a necessidade de o eleitor ter um olhar ainda mais crítico sobre o que recebe e como isso pode interferir na hora de escolher seus votos e priorizar pela informação verificada.