4ª Expocreati conta com mais de 130 projetos de ciências e tecnologia expostos em Manaus

O evento acontece até a próxima sexta-feira (11), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques Foto: Henrique Silva / Semed
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta quarta-feira (09/11), a 4ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati) com estudantes e profissionais da rede municipal de ensino. O objetivo é apresentar as práticas pedagógicas voltadas à ciência e tecnologia na rede municipal de ensino. O evento acontece até a próxima sexta-feira (11), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.

Serão mais de 130 projetos expostos e a previsão é que mais de 6 mil pessoas visitem os estandes nos três dias de evento. A ação é coordenada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Semed. No evento, ocorrerá a X Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental; o VII Concurso de Letramento em Programação e Robótica; IV Colóquio da Cultura Digital na educação infantil e alfabetização e Seminário de Letramento em Programação e Cultura Digital.

A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, participou do evento e afirmou o compromisso da gestão do prefeito, David Almeida, com a educação pública e também convidou a sociedade para prestigiar a feira tecnológica.

“Isso aqui está muito lindo, é visível o empenho e entrega de todos os educadores da Semed. A gestão do prefeito David é assim, é participativa, comprometida e isso é mais uma prova do nosso compromisso com a educação municipal. Teremos três dias de tecnologia e convido a todos que venham prestigiar nossos alunos que estão dando show”, comentou Dulce.

O gerente da GTE, Austônio dos Santos, afirmou que a partir dessa motivação é que acontece a aprendizagem, e de forma mais espontânea.

“Esse é um momento de socialização de tudo o que foi trabalhado nas escolas e com isso esperamos motivar cada vez mais, não só os alunos que participam, mas principalmente aqueles que ainda não participaram”, explicou.

A equipe do Procurumim desenvolve atividades da cultura maker, além de jogos e brinquedos com componentes de robótica em conjunto com a utilização de materiais recicláveis. No VII Concurso de Letramento, haverá as seguintes modalidades: “Scratch Jr” para as escolas da educação infantil; “Scratch Jogos” incluindo narrativa para escolas do ensino fundamental I e criação de aplicativos com o App Inventor (Empreendedorismo) para escolas do ensino fundamental II; e ainda competições de robótica com robô sumô, robô futebol e pista de obstáculos.

Exposição

A Expocreati deste ano comemora os 10 anos da criação da Feira Municipal de Ciências, que reunirá exposições de projetos de pesquisa implementados nas escolas municipais, totalizando 56 projetos finais.

O IV Colóquio Cultura Digital contempla duas etapas de ensino: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no processo de alfabetização, onde ocorrerá a apresentação do trabalho realizado em escolas das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Sul, Centro-Sul, Leste II e Rural com o uso pedagógico dos seguintes recursos tecnológicos digitais: GraphoGame Brasil, Plataforma Luz do Saber e do GameAlfa.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cacilda Pinto de Linda, apresentou o projeto “Uma viagem pelo espaço”, conhecendo os principais planetas que compõem a via láctea fazendo uso da ludicidade e imaginação.

O pequeno, Alex Reis, 4 anos, do 1º Período, explicou muito bem sobre o planeta Mercúrio. “Lá é muito quente porque é perto do Sol e também não tem água”, explicou para os visitantes.

Premiação

Durante os três dias de exposição serão escolhidos os melhores projetos. Neste primeiro dia, a disputa que acontece é da Educação Infantil. Na quinta-feira, 10, os anos finais, 6º ao 9º ano do ensino fundamental e EJA, e no último dia, os anos iniciais, 1º ao 5º ano. Os três primeiros ganharão medalhas de ouro, prata e bronze.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais