O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) realizou nesta sexta-feira (18/11) a segunda edição do ‘Café com Saúde’, em alusão ao “Novembro Azul”, aos servidores do órgão.
A iniciativa busca levar especialistas até o CCC para um bate-papo informal, tirar dúvidas e dar mais informações sobre saúde. A campanha “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata, foi o tema da atividade.
Mais de 30 homens se reuniram para sanar questionamentos sobre saúde, com o médico convidado Daniel Magalhães, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Sandro Diz, superintendente do CCC, explica a importância da atividade que já entrou para o calendário oficial de ações.
“Como fizemos no mês passado em relação às mulheres, nós decidimos este mês fazer o mesmo evento com os homens que trabalham no CCC e desde já agradeço a doutora Shádia Fraxe, que cedeu o médico para que viesse aqui se reunir com os homens, para diminuir esse preconceito, explicar a necessidade e a importância do toque retal e da saúde masculina. Foi muito bom, esclarecemos várias dúvidas que tínhamos e foi bastante produtivo para os homens”.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano, 65 mil novos casos são registrados no país.
“Nós temos que nos prevenir justamente porque é um câncer que a sua incidência é altíssima nos colegas homens. Em torno de um a cada sete homens vai ter o câncer de próstata e hoje é uma doença totalmente curável”, explica o médico e também assessor da Subsecretaria de Gestão e Saúde da Semsa, Daniel Magalhães.
A campanha Novembro Azul é realizada anualmente com intuito de conscientizar a população masculina a respeito da necessidade de rastreio e realização do exame de toque retal para o diagnóstico do câncer de próstata.
“Foi uma palestra muito legal, muito importante e esclarecedora sobre as dúvidas que nós temos em relação ao câncer de próstata e em relação ao Novembro Azul”, conta Adriano Cabral, assessor administrativo do CCC.
O “Café com Saúde” busca levar especialistas até o CCC para um bate-papo informal, tirar dúvidas e dar mais informações sobre saúde. A campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama, foi o tema da primeira edição.
Além da conversa com o médico convidado da Semsa, os servidores do órgão também desfrutaram de um buffet e sorteio de brindes.