Operação combate a extração ilegal de areia

Os acusados são indiciados por usurpação de matéria-prima da União e crime ambiental Foto: Divulgação/ PF
Compartilhe

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação da Grão de Areia, nesta sexta-feira (25/11), para o combate de extração ilegal de areia nos estados da Paraíba e Pernambuco.

De acordo com a PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Carpina e Tracunhaé. “A Carta Magna considera os recursos minerais, inclusive aqueles localizados no subsolo, como bens da União (art. 20, IX)”, informou. Os alvos são acusados de promover extração ilegal de areia na Paraíba, em Pedras de Fogo (PB).

“Donos de areeiros clandestinos extraem e vendem o minério e, após o esgotamento da reserva, abandonam a área e a deixam totalmente degradada”, afirmou a polícia. “Não pagam royalties, taxas, impostos, ou seja, praticamente não tem custo. Pagam apenas o aluguel da máquina, se não for o dono, e a diária do operador ou do ficheiro”, completou.

Sem autorização da Agência Nacional de Mineração e do órgão ambiental (SUDEMA), a carrada de areia é vendida por um valor bem menor, desestimulando o comércio lícito.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais