Buscando a valorização dos servidores que atuam no Sistema Penitenciário, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou na manhã desta segunda-feira (28/11), a cerimônia de entrega da carteira de identidade dos Policiais Penais do Amazonas, documento este que regulariza a situação funcional de 52 agentes.
A emissão das carteiras foi instituída conforme Decreto n° 46.014 de 13 de julho de 2022, e tem como objetivo estruturar e definir obrigações, além de disciplinar os procedimentos relativos à função.
Estiveram na cerimônia o Secretário da Seap coronel Paulo Cesar, o Secretário Executivo Denis Caetano, o Secretário Executivo Adjunto coronel André Gioia, o representante dos policiais penais do Amazonas José Regis, outros profissionais, colaboradores e servidores da Seap.
Na ocasião, seis policiais penais receberam o certificado de conclusão da primeira instrução de nivelamento administrativo e operacional, que os capacitou a nível gerencial, tático e operacional. Em dezembro, a segunda turma passará por atividades práticas de atendimento pré-hospitalar tático (APHT), tiro policial e intervenção.
“Hoje é um momento especial para a categoria, e para chegarmos até aqui foi todo um trabalho construído com seriedade pelo Governo do Estado via Seap, que visa fortalecer a Segurança Pública”, relatou o policial penal José Regis.
Segundo o titular da Seap, secretário Paulo Cesar, a regularização da atividade é uma das bandeiras do governador do Estado, Wilson Lima, no sentido de promover a constante a valorização do servidor do Estado, regulamentando a carreira do policial penal.
“Desde que o governador Wilson Lima assumiu tem falado que o cuidado e o reconhecimento das pessoas e do trabalho que elas realizam são primordiais. Os secretários tiveram a missão de identificar quais foram as falhas ocorridas no passado para tentar reparar e melhorar os trabalhos executados, e é isso que estamos fazendo hoje”, destacou o secretário.