Lançada em 2019, a La Liste francesa se baseia na compilação de centenas de guias e milhões de avaliações online.
A La Liste faz uma seleção global de 1000 restaurantes escolhidos a dedo por críticos gastronômicos e guias especializados de 200 países na avaliação final, além de outras premiações.
Três restaurantes receberam a maior pontuação 99.50, são eles: Frantzen (Suíça); Guy Savoy (França) e Le Bernardin (EUA).
Este ano o restaurante paulista A Casa do Porco, dos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, recebeu a melhor pontuação e é o melhor restaurante do Brasil e da América Latina, segundo o ranking francês.
A Casa do Porco é o único no Brasil que planta, cria e produz todos os ingredientes que servem, e é também reconhecido em diversas publicações internacionais por ser o mais inclusivo.
Entre todos os restaurantes fine dining do mundo, seu menu degustação é considerado o mais acessível, custa 40 dólares, cerca de 220,00 reais por pessoa.
Também estão no La Liste, os restaurantes brasileiros de São Paulo: Maní; D.O.M; Fasano, Ryo Gastronomia; Carlota; Jun Sakamoto e Prèsident. Do Rio de Janeiro estão ORO e Oteque.
La Liste ainda tem outras premiações e o PRÊMIO ÉTICA E SUSTENTABILIDADE, onde um chef ou dono de restaurante demonstra dedicação exemplar a práticas éticas, sustentabilidade e responsabilidade social no local de trabalho, na indústria e na comunidade em geral. Este ano o prêmio foi para a chef paranaense Manu Buffara.
*Com informações de Denise Rohnelt Araujo do Letras Saborosas