Inspirado pela beleza e diversidade de sons da floresta brasileira, o pianista e compositor Fábio Caramuru levará o projeto multimídia EcoMúsica – Vozes da Natureza a três capitais brasileiras e à Portugal, entre os meses de dezembro deste ano e março de 2023.
Neste período, já estão confirmadas apresentações no Teatro Amazonas, em Manaus (AM); no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ); na Catedral da Sé, em São Paulo (SP); e no Teatro Municipal Baltazar Dias, em Funchal, capital da Ilha Madeira, Portugal. Todas as apresentações em Manaus (AM) são gratuitas.
No dia 02/11, sexta-feira, às 20h, o Teatro Amazonas, na capital amazonense, recebe o Concerto de Câmara EcoMúsica Tom Jobim, com a participação das cantoras Paula Morelenbaum e Vânia Bastos, dos violonistas Lula Galvão e Ronaldo Rayol, do pianista Fábio Caramuru, além do violoncelista Jaques Morelenbaum. No repertório, canções emblemáticas do artista carioca, como Estrada do Sol, Wave, Dindi, Samba do Avião e Águas de Março, obras EcoMúsica, entre outras.
No dia 03/11, sábado, no mesmo local, ocorrerão duas apresentações. Às 17h, o Concerto EcoMúsica | Piano e sons da natureza mesclará canções de Tom – como Chovendo na Roseira e Desafinado – com obras compostas por Caramuru para o projeto – Cigarra, Bem-te-vi, Quero-quero e Harpia, entre outras. Vânia Bastos e Ronaldo Rayol participarão novamente como convidados especiais.
Em seguida, às 20h, Caramuru divide o palco com a Amazonas Filarmônica, sob regência de Marcelo de Jesus, o Coral do Amazonas e o trio Paula Morelenbaum (voz), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Lula Galvão (violão) no Concerto Vozes da Natureza.
No programa desta segunda récita estão obras de Heitor Villa-Lobos (movimentos das Bachianas Brasileiras nº 4, 5 e 7, além dos Choros nº 10; a estreia mundial da Suíte EcoMúsica para piano, coro e orquestra, com as obras Cigarra, Bem-te-vi, Araras, Harpia, Quero-quero, Tangará, Uirapuru e Saudade do Brasil, com a participação do Coro do Teatro Amazonas (criação de Fábio Caramuru e Rodrigo Morte); e a Suíte Tom Jobim, com arranjos para banda e orquestra de Jaques Morelenbaum para Surfboard, Caminho de Pedra, Por Toda a Minha Vida e Água de Beber, entre outras.