Serrapilheira e ICFJ financiarão reportagens de brasileiros sobre desinformação na ciência

Serrapilheira e ICFJ financiarão reportagens de brasileiros sobre desinformação na ciência
Foto: Reprodução
Compartilhe

O Instituto Serrapilheira e o International Center for Journalists (ICFJ) firmaram uma parceria para levar até cinco comunicadores e jornalistas brasileiros para o Investigathon, treinamento presencial sobre desinformação na ciência, em abril de 2023, em Austin, nos Estados Unidos.

A iniciativa faz parte do programa Disarming Disinformation, lançado pelo ICFJ, que financiará a produção de reportagens sobre notícias falsas na área de ciência, que busquem revelar quem ou o que está por trás dessas campanhas de desinformação.

No encontro, os cinco selecionados e mais 15 comunicadores de outros países das Américas receberão mentoria para aprimorar estratégias de investigação, colaboração e distribuição de conteúdo, além de elaborar um projeto da reportagem que pretendem produzir. Entre os especialistas que conduzirão a mentoria está Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S.Paulo.

Até três dos cinco brasileiros selecionados receberão bolsas de até US$ 10 mil para produzir e publicar suas reportagens ainda no primeiro semestre de 2023.

Interessados devem fazer a inscrição de 17 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. É preciso que os candidatos atuem no Brasil como jornalistas, pesquisadores e/ou comunicadores; possam contribuir para a produção de uma reportagem investigativa sobre desinformação científica; sejam capazes de propor estratégias de investigação e abordagens narrativas interessantes sobre desinformação científica e quem a financia; e sejam capazes de participar de uma conferência em inglês. Mais informações aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais