Edital sobre a Lei de Acesso à Informação para Jornalistas fica aberto até janeiro

O projeto é realizado pela Transparência Brasil e Abraji, com financiamento da Fundação Ford. Imagem: reprodução
Compartilhe

Jornalistas e redações que usam a Lei de Acesso à Informação (LAI) podem participar do edital criado em conjunto pela Abraji e a Transparência Brasil.

Por meio do projeto Achados e Perdidos, o edital pretende compartilhar as solicitações de acesso a LAI feitas pelos jornalistas, a fim de facilitar o acesso a informações pelos profissionais e evitar solicitações repetidas.

Quem compartilhar os dados receberá um ano de associação gratuita à Abraji e consultorias pontuais sobre acesso à informação com a Transparência Brasil.

A nova campanha tem como objetivo ampliar essa base de dados com pedidos de LAI que, muitas vezes, dão rumo à apuração jornalística. O edital propõe a jornalistas e veículos que compartilhem suas solicitações de acesso à informação, por meio de quatro entregas durante o período de um ano. Em troca, o projeto oferecerá um ano de associação gratuita à Abraji e consultorias pontuais com a Transparência Brasil sobre acesso à informação.

“Devem ser estimuladas todas as estratégias que puderem ser usadas para ajudar a criar a cultura da transparência e para incentivar os profissionais a recorrerem sistematicamente às solicitações via Lei de Acesso, como método de apuração. Fizemos uma pesquisa sobre o uso de LAI em redações e os números revelam que metade dos jornalistas nunca usou esse recurso”, comenta Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Para se candidatar, os(as) jornalistas devem ler o edital e preencher o formulário de inscrição disponível no documento. Podem se inscrever repórteres que acionam LAI para reportagens em todos os veículos no país e aqueles que participaram do curso “LAI nas Redações. No caso de candidaturas coletivas, podem participar redações de grandes veículos de comunicação ou veículos independentes. Clique aqui para acessar o edital.

As informações podem ser submetidas até o dia 31 de janeiro de 2023.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais