#CulturaEmCasa apresenta seleção de longas internacionais, peças de teatro e shows virtuais para a programação de férias

#CulturaEmCasa: cena de “Juventude”, de Lula Ali Ismaïl, primeiro filme realizado no Djibouti, como também o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher no país. (Foto: Divulgação/Reprodução)
Compartilhe

Maior plataforma de streaming cultural gratuita do país, a #CulturaEmCasa preparou uma programação especial para as férias de janeiro.

Em “Férias dos Sonhos É Aqui, Você e Eu”, o público vai encontrar produções elogiadas por público e crítica do Japão, da Eslováquia, da Espanha, da Hungria e de Djibouti, na África Oriental, com destaque para os gêneros drama, comédia e animação.

A plataforma, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com gestão da Amigos da Arte, apresenta também atrações do Teatro Sérgio Cardoso Digital e do Teatro Estadual de Araras.

Para agradar a criançada, a plataforma separou um conteúdo de teatro específico. “Pinocchio – uma história de circo”, “Pretinha adormecida”, “O pequeno herói preto” e “Canções para crianças de 8 a 80” integram a programação.

Entre os destaques do Teatro Sérgio Cardoso Digital estão shows com Paulinho Moska e Renato Luciano, José Miguel Wisnik, Brau e Mulheres Centenárias, uma homenagem às mulheres icônicas que emprestaram originalidade e talento à cultura brasileira.

No palco, artistas de prestígio — como o jovem Ayrton Montarroyos e a diva da Bossa Nova, Claudette Soares — celebram o centenário de sete grandes mulheres e artistas brasileiras: a dama do samba, Dona Ivone Lara; as divas da Era de Ouro do Rádio Dalva de Oliveira, Carmen Costa, Marlene e Elizeth Cardoso; a precursora do canto moderno no samba-canção, Nora Ney; a compositora vanguardista Dora Lopes; além da grande dama do teatro, Bibi Ferreira.

Do Teatro Estadual de Araras, no interior de São Paulo, a plataforma #CulturaEmCasa destaca o espetáculo infantil “Astronaut(a)”, que conta a história de Ana, uma menina diferente que conversa com as estrelas todas as noites e tem um sonho: ser astronauta e morar no espaço.

Confira os destaques da programação de férias!

Fogos de Artifício 

Em um dia de verão, um grupo de meninos que cursam a sexta série discute se os fogos de artifício são “esféricos” ou “planos” quando explodem no céu. No dia em que uma exibição de fogos de artifício está planejada, eles embarcam em uma jornada em busca de uma resposta. Enquanto isso, uma de suas colegas de classe, Nazuna, está preocupada com a separação de seus pais e, secretamente, decide fugir com um dos meninos do grupo.

Direção: Shunji Iwai. Elenco: Yuta Yamazaki, Megumi Okina, Takayuki Sorita, Randy Havens, Kenji Kohashi e Kento Sakuragi. Distribuição: Filmicca.

Duração: 50 min. Ano 1995. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos. Origem: Japão

Juventude

Asma, Hibo e Deka são três jovens garotas que ficam muito amigas no último ano do ensino secundário. Elas buscam, em sua relação de companheirismo, força e opinião sobre acontecimentos presentes e sobre o futuro. De classes sociais diferentes, elas têm em comum apenas uma dúvida: sair da cidade onde nasceram ou tentar estudar em uma faculdade na França? “Juventude”, de Lula Ali Ismaïl, é não só o primeiro filme realizado no Djibouti, como também o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher no país.

Direção: Lula Ali Ismaïl. Elenco: Amina Mohamed Ali, Tousmo Mouhoumed Mohamed e Bilan Samir Moubus. Distribuição: Filmicca.

Duração: 1h25min. Ano: 2019. Gênero: Drama. Classificação: 14 anos – Origem: Djibouti, País na África Oriental.

Rebeldes de Verão

Jonas não vê a hora de passar as férias de verão explorando o interior da Eslováquia com o avô, Bernard, mas nem tudo sai como ele imagina. Ao saber que sua mãe tem planos de passar as férias de verão no litoral, o garoto decide fugir rumo à casa do avô. Porém, ao chegar, descobre que o vovô legal se tornou um velho rabugento e mal-humorado. Felizmente, Jonas logo faz amizade com a vizinha e, juntos, criam um esquema para arrecadar dinheiro para uma jangada, desencadeando uma série de travessuras que causam alvoroço no local.

Direção: Martina Saková. Elenco: Eliáš Vyskočil, Pavel Nový, Liana Pavlíková, Kaya Marie Möller, Szidi Tobias, Jana Oľhová. Distribuição: Filmicca

Duração: 1h32min. Ano: 2020. Gênero: Comédia. Classificação: 10 anos. Origem: Eslováquia

Verão, 1993

Após a morte de sua mãe, a pequena Frida, de seis anos, é enviada para o interior da Catalunha para viver com seus tios e sua prima mais nova, no verão de 1993. Sem entender exatamente o que aconteceu e tentando assimilar o mundo à sua volta, a garotinha tem dificuldade de se adaptar à nova realidade, em um lugar novo, sem os pais. Sob o olhar ingênuo da protagonista, o filme tem uma visão muito sensível da complexidade das relações familiares, das necessidades de uma criança em meio a processo de perda e da condição humana de finitude.

Direção: Carla Simón. Elenco: Laia Artigas, Paula Robles, Bruna Cusí, David Verdaguer, Fermí Reixach e Isabel Rocatti. Distribuição: Filmicca

Duração: 1h37min. Ano: 2017. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos. Origem: Espanha

Cidade dos Gatos

Clássico cult entre os espectadores húngaros, “Cidade dos Gatos” é uma comédia animada que parodia filmes de ação, crime, ficção científica e terror, além de se referir a filmes específicos, como James Bond. O filme, cujos personagens são gatos, camundongos e ratos, é protagonizado pelo agente secreto Grabovsky, um camundongo enviado à cidade de Pokyo para obter o plano secreto de uma máquina que pode salvar a civilização de ratos da aniquilação felina.

Direção: Béla Ternovszky. Distribuição: Filmicca

Duração: 1h33min. Ano: 1986. Gênero: Animação. Classificação: 14 anos. Origem: Hungria

Hana e Alice

Hana e Alice vivem uma grande amizade desde a infância. Com um espírito mais livre e um tom de liderança, Alice geralmente não se preocupa com as consequências de suas ações. Hana, por sua vez, leva as preocupações muito a sério. Ao começarem o colegial, as duas têm a amizade colocada à prova quando se apaixonam pelo mesmo garoto. Um retrato sutil das emoções íntimas da adolescência, o filme foca detalhes de uma forma sensível, quase mágica — e muitas vezes engraçada.

Direção: Shunji Iwai Elenco: Anne Suzuki, Yû Aoi, Tomohiro Kaku, Shôko Aida, Hiroshi Abe e Sei Hiraizumi. Distribuição: Filmicca

Duração: 2h16min. Ano: 2004. Gênero: Comédia/Drama. Classificação: 12 anos. Origem: Japão

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.

Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente,  já foi acessada 7,7 milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais