O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) irá desenvolver e receber na Virada Sustentável Manaus várias atividades educativas, lúdicas e culturais também neste domingo (28). No Bosque da Ciência (Rua bem-te-vi, Petrópolis), serão realizadas cerca de 30 atividades nos dois dias, das 9h às 17h. A entrada gratuita.
A Virada Sustentável é um evento nacional com objetivo de mobilizar a sociedade para sustentabilidade e apresentar uma visão positiva e inspiradora para a população, por meio de atividades culturais e palestras sobre diferentes temas. Neste ano, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são tema da Virada. Em Manaus a Virada está na 5ª edição e é promovida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
Uma das atividades no bosque será “Qual o custo socioambiental do nosso estilo de vida atual?”, uma experiência sensorial, cognitiva e reflexiva desenvolvida pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa). Outra é Pintando no Bosque da Ciência, prática que arte para sensibilizar crianças e jovens sobre questões ambientais voltadas para a conservação da natureza.
De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Alexandre Buzaglo, o Inpa se orgulha em fazer parte da Virada Sustentável, que é o maior evento de sustentabilidade da cidade com o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente, além de integrar a sociedade civil, empresas privadas e instituições públicas na busca por um mundo melhor. “Tenho certeza que nossos visitantes se sentirão motivados a colaborar nesse processo. Portanto, estão todos convidados a virar Manaus no Bosque da Ciência”, destacou.
Os pequenos também são foco da atividade no bosque intitulada Sustenta Mundo | Viagem Amazônica. Com distribuição de Livros do Projeto Sustenta Mundo Viagem Amazônica, a ação proporcionará uma roda de conversa com as crianças sobre trechos contidos nos livros, estimulando o pensamento e olhar sustentável.
A programação no espaço de visitação publica do Inpa conta ainda com movimento para coleta de lixo no Igarapé da Beira Rio, no Coroado (Lixo por Planta), palestras sobre temas ligados a sustentabilidade, Yoga no Bosque, Cãociência, Exposição Fotográfica Natureza em Foco e várias atrações musicais com bandas locais e cantores solos.
Confira a programação deste domingo:
Compartilhe