Todos os anos, o Centro Internacional para Jornalistas homenageia colegas de destaque com o Prêmio Knight Internacional de Jornalismo do ICFJ em nosso Tributo aos Jornalistas . Agora estamos buscando indicados cuja cobertura pioneira ou inovações na mídia tenham causado impacto na vida das pessoas em seus países ou regiões. Os candidatos podem ser repórteres, editores, tecnólogos, gerentes de mídia ou jornalistas cidadãos. Aqueles que atendem aos critérios do prêmio podem indicar a si mesmos. Envie suas indicações até domingo, 5 de fevereiro de 2023 .
Nossos vencedores do ICFJ Knight Award de 2022 foram o salvadorenho Carlos Dada, a afegã Anisa Shaheed e um trio de jornalistas ucranianos: Mstyslav Chernov, Evgeniy Maloletka e Vasilisa Stepanenko. A pioneira organização de notícias dadaísta, El Faro, é um farol de jornalismo independente, destemido e de alta qualidade, iluminando a injustiça em El Salvador e além. Como repórter do TOLOnews do Afeganistão, Shaheed trabalhou corajosamente para cobrir grandes histórias, quebrando tabus com suas reportagens e perseverando nos desafios como uma jornalista afegã.
Reportando para a Associated Press, a equipe ucraniana corajosamente permaneceu em Mariupol para documentar os ataques russos a civis, filmando o bombardeio de uma maternidade e o custo humano mais amplo da invasão em seu país de origem.
Numa época em que os ataques a jornalistas são desenfreados, o ICFJ Knight Award traz visibilidade global aos vencedores, cujas reportagens corajosas muitas vezes os colocam em risco. Ao aceitar o prêmio, Dada disse: “Os jornalistas centro-americanos enfrentam os momentos mais difíceis desde o fim de nossas guerras civis e regimes militares… O jornalismo foi criminalizado”. Uma vencedora de 2021, Pavla Holcová, disse que fornece aos premiados “um escudo invisível”, ajudando a protegê-los contra aqueles que querem silenciar as reportagens.
O prêmio reflete a missão do Knight Fellowships do ICFJ , que divulga a inovação de notícias para melhor envolver as comunidades e melhorar vidas. O programa é apoiado pela Fundação John S. e James L. Knight . Veja os premiados anteriores aqui .
Os vencedores serão homenageados em 2 de novembro no Tribute to Journalists 2023 do ICFJ em Washington, DC
*Fonte: ICFJ