Ópera “A Paixão Segundo São Mateus” lota Grande Teatro da Scar e deixa marco na história do FEMUSC

A encenação da obra “A Paixão Segundo São Mateus” um dos grandes momentos da 18ª edição do FEMUSC 2023. Foto Diego Redel.
Compartilhe

A encenação da obra “A Paixão Segundo São Mateus” (Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), que aconteceu na noite desta sexta-feira, 13/01 , foi um marco para a história do FEMUSC (Festival Internacional de Música de Santa Catarina), e já pode ser considerada um dos grandes momentos da 18ª edição do evento. A obra de J. S. Bach, escrita em 1727, uma das mais extraordinárias músicas sacras de todos os tempos, trouxe encanto, surpresa e comoção para o palco.

O espetáculo, que abriu a série de três óperas do FEMUSC, contou com a participação de professores e alunos do Coral e da Orquestra Barroca do FEMUSC, e do coral infantil do Femusckinho. A apresentação, que emocionou o público, e lotou o Grande Teatro da SCAR, teve direção musical do maestro e idealizador do FEMUSC, Alex Klein; direção de cena da cantora soprano dramático, atriz e professora, Céline Imbert de Figueiredo, e participação de Jabez Lima (Evangelista Matheus); Alvarenga Diniz (Jesus); Lorena Millar (Maria Madalena) e Yunuen Flores (Maria).

“A Paixão Segundo São Mateus” conta a história da crucificação de Jesus Cristo, e foi encenada unindo música maravilhosa com a representação completa da Paixão de Cristo, com coral infantil (de “anjos”), apóstolo Pedro e Pilatos. Para realizar um espetáculo desta complexidade, em um curto período de tempo, o FEMUSC conta com uma equipe profissional especializada, com figurinistas, cenógrafos, tradutores, técnicos, iluminadores e pianistas co-repetidores.

“Ainda há obras que a gente não entende como Bach conseguiu escrever, pois possuem composições extraordinárias, e essa, em especial, é sua obra máxima. Apresentarmos ela no FEMUSC, com duas orquestras barrocas, e com instrumentos da época, é um marco para o evento, e também uma forma de agradecimento ao Bach por contar essa história tão bem contada”, resumiu Alex Klein.

Um dos pontos altos do espetáculo foi a passagem da Santa Ceia, que além da excelente interpretação, contou com um belíssimo cenário, e figurinos ricos em detalhes. Mas, o ato mais emocionante, que tocou o coração da plateia, e fez os olhos encherem de lágrimas, foi a crucificação de Jesus. Ao final, o público aplaudiu o espetáculo de pé!

 

Programação

 

Quem não compareceu ao teatro ainda tem a oportunidade de se emocionar com mais duas óperas que serão atração desta edição do FEMUSC. Nos dias 20 e 27 de janeiro, o público poderá prestigiar as apresentações das obras “As verdades de Orfeu” e “Hansel & Gretel”, respectivamente.

Vale lembrar ainda que neste sábado, 14, a série Grandes Concertos recebe mais um espetáculo incrível. Jane Duboc, Renato Borghetti, e alunos da MPB sobem ao palco do 18º FEMUSC e apresentam o show “Tenho Sede”, com canções de Gonzaguinha, Dominguinhos, Dorival Caymmi e Tom Jobim, as quais falam sobre a água, esse recurso natural tão importante que precisa ser preservado.

O FEMUSC conta com 200 apresentações, todas gratuitas, que ocorrem até o dia 28 de janeiro na Scar, e em demais pontos de Jaraguá do Sul. São cerca de 900 músicos de 27 países e 17 estados brasileiros participando do evento.

Para assistir aos espetáculos é necessária a retirada antecipada dos ingressos, que são distribuídos sempre 48 horas antes de cada concerto.

Os espetáculos principais são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc. Para conhecer a programação completa, basta acessar o site: www.femusc.com.br.

 

Sobre o FEMUSC

O FEMUSC acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece até 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o FEMUSC reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais