Praça da Matriz receberá ação do 'Julho Amarelo' nesta quarta (31)

Durante o mês de julho, as unidades de saúde estão intensificando a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C (Foto: Semcom)
Compartilhe

Em alusão ao mês de combate às hepatites virais, Julho Amarelo, nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h,  atividades da campanha da Prefeitura de Manaus serão realizadas  na praça da Matriz, no Centro de Manaus.
De acordo com a chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, a programação é mais uma estratégia da campanha que tem como meta a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, executada por todas as unidades de saúde.
“Durante o mês de julho, as unidades de saúde estão intensificando a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C, a oferta de vacina contra hepatites A e B, e a distribuição de preservativos para evitar a transmissão da doença por meio da relação sexual, além do trabalho de Educação em Saúde com orientações sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento”, informa Rita de Cássia.
Na programação na praça da Matriz, que será executada com o apoio de profissionais dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, a população também terá acesso aos serviços de vacinação e testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV, por meio da unidade móvel.
O público-alvo principal da ação é formado por pessoas que trabalham, frequentam e transitam no centro comercial de Manaus, mas qualquer pessoa interessada pode participar, preferencialmente apresentando o cartão de vacina para as ações de imunização.
Transmissão
A hepatite é uma doença que se apresenta com a inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus dos tipos A, B, C, D e E, e levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.
Os tipos B e C têm transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.
A lista com o endereço das 183 Salas de Vacina e as 156 unidades de saúde com oferta de teste rápido para hepatites B e C pode ser acessada no site da Semsa.
*Com informações da assessoria 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais