Em alusão ao mês de combate às hepatites virais, Julho Amarelo, nesta quarta-feira (31), das 8h às 16h, atividades da campanha da Prefeitura de Manaus serão realizadas na praça da Matriz, no Centro de Manaus.
De acordo com a chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus, a programação é mais uma estratégia da campanha que tem como meta a intensificação das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, executada por todas as unidades de saúde.
“Durante o mês de julho, as unidades de saúde estão intensificando a oferta de testagem rápida para detecção precoce das hepatites B e C, a oferta de vacina contra hepatites A e B, e a distribuição de preservativos para evitar a transmissão da doença por meio da relação sexual, além do trabalho de Educação em Saúde com orientações sobre sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento”, informa Rita de Cássia.
Na programação na praça da Matriz, que será executada com o apoio de profissionais dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, a população também terá acesso aos serviços de vacinação e testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV, por meio da unidade móvel.
O público-alvo principal da ação é formado por pessoas que trabalham, frequentam e transitam no centro comercial de Manaus, mas qualquer pessoa interessada pode participar, preferencialmente apresentando o cartão de vacina para as ações de imunização.
Transmissão
A hepatite é uma doença que se apresenta com a inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus dos tipos A, B, C, D e E, e levar à hepatite crônica, cirrose, câncer e causar a morte do paciente.
Os tipos B e C têm transmissão por relação sexual desprotegida, transfusão sanguínea e derivados do sangue, assim como o compartilhamento de objetos perfurocortantes, como agulhas, lâminas de barbear e alicates de unha.
A lista com o endereço das 183 Salas de Vacina e as 156 unidades de saúde com oferta de teste rápido para hepatites B e C pode ser acessada no site da Semsa.
*Com informações da assessoria
Compartilhe