As escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus tradicionalmente desfilam no sábado gordo de carnaval, que este ano cai no dia 18 de fevereiro. Mas uma decisão anunciada em uma reunião na segunda-feira (16/01) no Salão Solimões da Secretaria de Cultura antecipou para o dia 11 de fevereiro o desfile de 2023. Com a antecipação, as 18 escolas do Grupo de Acesso devem desfilar nos dias 09 (quinta) e 10 (sexta) de fevereiro.
Segundo o Secretário de Cultura do Estado, Marco Apolo Muniz, a mudança foi a partir de um pedido das Escolas do Grupo Especial, que reune oito agremiações. A justificativa para a mudança na tradicional data, seria para ajudar a trazer atrações nacionais sem competir com o desfile das Escolas de Samba de São Paulo, que também saem no sábado gordo. E ainda de atrair turistas para os festejos de momo na capital amazonense.
A página no Facebook da Caesma – Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus- já havia publicado a mudança ainda no dia 29 de dezembro passado, com a data do desfile para o sábado 11 de fevereiro, o chamado sábado magro de carnaval.
Nos 86 comentários, que se seguem à publicação, há comemorações, mas também muitas críticas à mudança. “Parabéns aos envolvidos querem acabar de vez com o nosso carnaval” escreveu um internauta.
A mudança no desfile mexe com todo a estrutura do carnaval amazonense. Além de acelerar o trabalho nos barracões e a montagem das alegorias, a grande dúvida é quanto às tradicionais bandas do centro de Manaus, a Bica e a Difusora que saem há mais de 30 anos, no sábado magro, justamente dia 11 de fevereiro. E até mesmo a Bando do Boulevard que sai no domingo. Quem dirige as bandas ainda avalia a mudança de data.
Segundo a organizadora da Banda da Bica, uma das mais antigas de Manaus, Ana Claudia Soeiro Soares, não se pode mudar uma tradição sem uma consulta pública. Ana Claudia explica que mudar a data da Banda da Bica ainda vai prejudicar o calendário da também tradicional igreja de São Sebastião que agenda missas e casamentos de acordo com a data de saída da banda, sempre no sábado magro de carnaval.
“Na minha cabeça não tem como a Bica sair outro dia “, disse Ana Claudia a nossa reportagem.
Dudson Carvalho – Presidente da Associação Gao de Cultura Popular das Escolas de Acesso A e B publicou uma nota nesta terça (17/01) na qual as escolas do Grupo de acesso divergem da decisão de mudança na data dos desfiles.
Veja a nota das Escolas do grupo de acesso:
Segundo o Secretário Marco Apolo, o impasse deve ser dirimido ainda hoje em uma reunião no CICC durante toda a manhã. “Estamos tentando ajustar com eles (bandas). O ideal seria conciliar tudo” disse o secretário.