A gastronomia gaúcha unida pela reconstrução do setor no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação
Compartilhe

Duas grandes iniciativas estão unidas pelos negócios de alimentação e pelos produtores gaúchos para reconstruir e fortalecer a economia do estado atingido pelo desastre ambiental.

O mês de maio de 2024 ficará marcado na vida de muitos gaúchos que foram atingidos diretamente pela enchente histórica que aconteceu no Rio Grande do Sul e que deixou milhares de desabrigados impactando a economia local e do país.

Muitos restaurantes que tiveram suas estruturas salvas serviram de cozinhas de produção de marmitas, lanches e até papinhas para bebês, para apoiar a população que mais necessitava de ajuda e de alimentação em abrigos.

Segundo dados da ABRASEL RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul), 99% dos negócios de alimentação estão com dificuldades em receber insumos, além disso, 66% estão lidando com aumentos significativos nos preços, 94% tiveram redução no fluxo de clientes, impactando o faturamento nesse primeiro mês do desastre. Mas o mais impactante, conforme a pesquisa, é que 23% foram total ou parcialmente afetados pelas enchentes, 41% relataram estar “ilhados” ou com problemas de acesso, além da falta de energia ou água, e 30% dos colaboradores foram diretamente afetados pelas inundações.

Passado o tsunami emergencial que foi salvar as pessoas isoladas pela enchente, agora o momento é de união para reconstruir o estado.

Um grupo de chefs, entusiastas da gastronomia e voluntários, se uniram para criar o “Cozinha de Recomeços”, um movimento com foco em reerguer os negócios de alimentação atingidos, que perderam sua estrutura total, parcial, ou estão com dificuldades de retornar seu atendimento.

“A ideia é que o projeto auxilie no recomeço de negócios no Estado inteiro, com apoio de chefs, empresas e entidades, e junto com esses negócios, suas famílias e comunidades possam ter esperança e uma nova chance de pensar a gastronomia como um meio de transformação”, destaca o chef Rodrigo Bellora do restaurante Valle Rústico no Vale dos Vinhedos, um dos idealizadores do projeto junto com o publicitário André Lima.

As necessidades iniciais vão desde equipamentos, mobiliário, até a reestruturação de setores onde os chefs apoiadores também poderão agir com mentorias ou aulas online para auxiliar essa retomada.

Para participar, chefs e voluntários de diversas áreas podem se juntar à equipe através do Instagram @cozinhaderecomecos, onde o grupo organiza a dinâmica de atendimentos e cadastros de negócios até o direcionamento das mentorias e aulas online. Outra maneira é doando valores para o pix: [email protected], que será revertido na sua totalidade para os negócios em recomeços. Dúvidas e informações entrar em contato pelo whats (054)98165-2990.

PRODUTORES GAÚCHOS UNIDOS

A proposta central é promover a solidariedade e a colaboração entre os diversos segmentos da sociedade, com foco especial nos produtores do estado. A plataforma online do Produtores Gaúchos Unidos oferece uma solução prática e eficaz, onde num espaço virtual vai conectar empreendimentos como mercearias, restaurantes e estabelecimentos para adquirir diretamente dos produtores gaúchos.

Os produtores gaúchos devem se cadastrar na plataforma apresentando seus produtos e estabelecendo conexões com potenciais compradores, já são mais de 200 produtores cadastrados e 70 empresas inscritas.

São inúmeros produtos como queijos, vinhos, nozes, arroz, feijão e uma variedade de itens que representam a rica diversidade agrícola do sul. Os idealizadores desse projeto são a jornalista Aline Barilli Alves e o produtor de carne Bernando Barbosa Ibargoyen, que criaram a plataforma de Produtores Gaúchos Unidos www.produtoresgauchosunidos.com. Por enquanto estão trabalhando para venda de produtos de mercados próximos do sul e sudeste.

Para mais informações: [email protected] ou pelo Instagram @produtoresgauchosunidos.

Comprem nos mercados de seus estados produtos do Rio Grande do Sul e assim incentivem o consumo dos produtos gaúchos em todo o país para fortalecer e ajudar na reconstrução do estado. Ações solidárias como essas são importantes e vão ajudar os gaúchos a se reerguerem dessa tragédia.

Por Denise Rohnelt de Araujo
@letrassaborosas

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais