A Queda do Céu, filme brasileiro sobre o povo Yanomami, estreará em Cannes

Longa-metragem brasileiro tem sua estreia mundial marcada para a Quinzena dos Cineastas . Foto: Reprodução/Unsplash
Compartilhe

O mais prestigiado festival europeu de cinema, o Festival de Cannes, recebe mais um filme brasileiro em sua programação deste ano, “A Queda do Céu”. O filme baseado na história dos Yanomami, será exibido na Quinzena dos Cineastas.

A mostra paralela de Cannes promove a descoberta de novos diretores, A Queda do Céu é um documentário dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, o filme mostra a história do poderoso xamã Davi Kopenawa e sobre o povo que mora no local.

A trama é centrada no festival fúnebre “Reahu”, a mais importante cerimônia dos Yanomami, que reúne diversos parentes dos falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e assim colocá-lo em esquecimento. Além de apresentar um pouco sobre a cosmologia desse povo, o mundo dos espíritos “Xapiri”, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não-indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a vingança da Terra.

Produzido na região da Amazônia e baseado no livro que leva o mesmo título, assinado por Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert, a obra traz uma reflexão sobre a predação geral dos indígenas.

Eryk Rocha, diretor do documentário é filho do histórico diretor Glauber Rocha, já esteve presente em Cannes em 2004, quando disputou a Palma de Ouro na categoria de melhor curta-metragem por Quimera e, em 2016, recebeu o Olho de Ouro na categoria de melhor documentário com Cinema Novo.

Mesmo presente na programação do Festival de Cannes, o filme ainda não tem previsão de estreia nos cinemas do Brasil.

 

tv cultura

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais