A vida e a obra do cantor Belchior chegam à TV em documentário inédito

Pelo site do canal, quem se cadastrar pode assistir ao longa gratuitamente Foto: Divulgação / Curta!
Compartilhe

O cantor e compositor Belchior, falecido em 2017, é o tema de “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, que, após ser aclamado em diversos festivais de cinema, chega ao Curta! com exclusividade. Até 5 de março, o público vai poder assistir a toda a programação gratuitamente pelo site do canal (canalcurta.tv.br/viainternet), inclusive o próprio longa. Na ClaroTV+, a partir do dia 28, o aluguel sai por R$ 6,90.

O filme conta com um rico material de arquivo, principalmente composto por entrevistas do próprio Belchior e por suas apresentações musicais, além de imagens que ajudam a ilustrar as lembranças e as reflexões que vêm à tona nos depoimentos — de documentos e fotos antigas a trechos de filmes e matérias jornalísticas. Dirigido por Camilo Cavalcanti e Natália Dias, o longa conta com a participação do ator Silvero Pereira, que recita trechos das letras das canções compostas pelo artista cearense, como “Sujeito de Sorte”.

Juntas, essas imagens se costuram em uma narrativa que conta a história de vida de Antônio Carlos Belchior, que nasceu em uma família numerosa de 23 irmãos, em Sobral, no Ceará. Fala de sua formação em medicina e de sua mudança para São Paulo, investindo na possibilidade de ser músico profissional, e reflete sobre essa experiência e outros temas importantes para ele. Sua relação com o sucesso e com a opinião pública — que ora o considerava um ‘sex symbol’, ora um rebelde — também é um assunto frequente.

Documentário tem imagens de arquivo e depoimentos dados ao longo de sua carreira pelo próprio Belchior Foto: Divulgação/Curta!

“Eu faço parte íntima do espírito da minha geração, sabe? Para quem mudar o mundo, para quem transformar as coisas, para quem inventar ou descobrir a linguagem é fundamental. Eu acho que sem rebeldia, sem possibilidade de revoltar-se, possibilidade de delinquir, vamos dizer assim, nenhuma liberdade é explicável. Eu acho que o homem só afirma sua liberdade quando pode dizer não”, diz Belchior em uma das entrevistas.

Entre as músicas apresentadas ao longo do documentário, estão clássicos como “Apenas Um Rapaz Latino-Americano”, “Alucinação”, “Galos, Noites e Quintais”, “Medo de Avião”, “Paralelas” e, entre as últimas cenas do filme, “Tudo Outra Vez”, que, de forma autobiográfica e emocionante, resume a trajetória do artista contada até ali.

“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” é uma produção da Clariô Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 27 de fevereiro, às 21h.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais