“A Voz da Liberdade”: obra autobibliográfica retrata moradores de reserva extrativista

O livro digital tem distribuição gratuita - Foto: Reprodução
Compartilhe

As memórias de 24 moradores da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Liberdade, no Acre, agora são autoras das 336 páginas da obra “A Voz da Liberdade”.

A reserva nasceu em 2005 e possui 21 comunidades, com aproximadamente 1.900 moradores. Com 325,6 mil hectares de extensão, a Resex abrange quatro municípios acreanos: Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, e produziu borracha até a década de 90.

O livro é resultado de um processo de três anos conduzido pelo Instituto Fronteiras junto às comunidades do Riozinho Liberdade e está disponível gratuitamente na biblioteca virtual da organização acreana Instituto Fronteiras.

Obra

A obra documenta a memória da região e da sua identidade, forjada entre o ofício seringueiro, o modo de vida ribeirinho e a moradia na floresta amazônica.

No livro, contam-se as histórias como a de dona Alcirema Cordeiro, uma senhora de cabelos brancos que não sabe ao certo quantos anos tem, mas recita de cor como era feito o corte da seringa na mata na época que a borracha ainda era a principal fonte de renda na região:

“Ele [seu marido] plantava roça só pra nós comer. A gente vivia da seringa…”, lembra Alcirema em uma das entrevistas transcritas no livro.

“Tínhamos um objetivo em comum: escrever um livro sobre a história do Liberdade que partisse da experiência marcada na memória de seus moradores, e no qual eles próprios se reconhecessem como ‘escritores da própria história’”, descreve a coordenadora do Instituto Fronteiras, Karla Sessin Dilascio.

Parceria

Um financiamento coletivo ajudou a viabilizar o projeto, que também contou com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da Resex, e da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta (UFAC/Floresta).

Fonte: ((o))eco.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais