A Águas de Manaus finalizou, na noite de segunda-feira (23/10), o reparo da Estação de Tratamento de Água (ETA) RNA, localizada na Ponta das Lajes, na Zona Leste da capital. A estrutura havia sido danificada em um incêndio, deixando mais de 500 mil pessoas sem o serviço de abastecimento de água. A concessionária informou que o abastecimento deverá ser completamente restabelecido em todos os bairros afetados até a manhã desta terça-feira (24/10).
De acordo com a empresa, a distribuição de água tratada já estava sendo gradualmente retomada na região afetada após a conclusão dos trabalhos de reparo. No entanto, a normalização total está prevista para a manhã seguinte.
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) pediu informações à concessionária para investigar as causas do incêndio na Estação de Tratamento, que resultou na suspensão do abastecimento em mais de 40 áreas das zonas Leste e Norte da cidade. A Ageman está avaliando se medidas de segurança e manutenção apropriadas foram adotadas.
Enquanto isso, a Águas de Manaus enviou carros-pipa para fornecer água a unidades de saúde, escolas, igrejas e áreas mais necessitadas. Um relatório está sendo elaborado para orientar as próximas ações do órgão regulador em relação à concessionária. Os usuários que precisarem de apoio com carros-pipa podem entrar em contato com a concessionária por meio do número 0800 092 0195 ou pelo aplicativo “Águas App”.