Abertas as inscrições para o ciclo de debates “Abril Indígena da Justiça Eleitoral”

As inscrições são abertas a toda a sociedade e dão direito a certificado de participação. Foto: Reprodução
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o evento “Abril Indígena da Justiça Eleitoral”, que celebra o Dia dos Povos Indígenas – comemorado nesta quarta-feira (19/04) – e um ano de criação da Comissão de Participação Indígena no Processo Eleitoral, instituída em 12 de abril de 2022 .

O ciclo de debates será realizado na próxima quarta (26/04), das 10h às 17h, no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da Corte no YouTube.

A mesa de abertura contará com as presenças do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Também estão confirmadas as participações da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana; da assessora de Inclusão e Diversidade do TSE e coordenadora da Comissão de Promoção da Participação Indígena no Processo Eleitoral, Samara Pataxó; da secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE), Roberta Maia Gresta; e do professor da Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) Luís Roberto de Paula, além de representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Tocantins, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso.

A programação completa será divulgada em breve no Portal do TSE.

 

Indígenas se articulam para formar bancada indígena no Congresso e  parlamentos estaduais – Política – CartaCapital
Foto: reprodução

 

 

Representatividade e participação indígena no processo eleitoral

O encontro tem o objetivo de abordar temas relacionados à inclusão e à participação indígena no processo eleitoral e propor reflexões sobre os esforços empreendidos pela Justiça Eleitoral para superar a sub-representatividade política dessa parcela da população. O evento está sendo organizado pela Assessoria de Inclusão e Diversidade (AID/TSE) e da Comissão de Promoção da Participação Indígena no Processo Eleitoral.

Toda sociedade pode participar

Para participar de forma presencial ou virtual, basta se inscrever pelo endereço https://www.tse.jus.br/eventos-internet/38434. As inscrições são abertas a toda a sociedade e dão direito a certificado de participação.

Profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura do evento poderão se dirigir ao Auditório I do TSE, no subsolo do prédio, após se identificarem na recepção, sem a necessidade de credenciamento prévio.

Confira a programação preliminar do evento:

  • Das 10h10 às 10h30 – Mesa de Abertura
  • 10h30 – Aldear a política: um chamado dos povos indígenas para superar a sub-representação no processo eleitoral
  • 14h30 – Participação indígena em eleições: desafios técnicos e políticos no processo eleitoral brasileiro de 2022
  • 15h30 – Ações e perspectivas: o papel da Justiça Eleitoral para o exercício da cidadania plena dos povos indígenas

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais