Abertura de novas empresas tem queda de 13,3% no Brasil em abril, indica pesquisa

Do total de 309.809 novos negócios, 78,8% foram MEIs Foto: Reprodução/ Internet
Compartilhe

De acordo com dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram abertos 309.809 novos negócios no Brasil em abril. O número representa uma queda de 13,3% comparado com o mês anterior e é o mais baixo registrado desde dezembro de 2021. Do total de novos negócios no país, 78,8% foram microempreendedores individuais (MEIs), 16,6% Sociedades Limitadas e 2,5% Empresas Individuais. Confira no gráfico e tabela abaixo os dados completos:

Comparado com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 2,2%. “Foram criados mais de 196 mil novos postos de trabalho em abril de 2022, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o que pode explicar uma tendência menos acentuada na abertura de empreendimentos. O Brasil é o país do empreendedorismo e o surgimento de quase 310 novos negócios ainda é a saída para o desemprego que alcança 11,9 milhões de brasileiros”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O setor de Serviços lidera, historicamente, o ranking de segmentos que mais criam empresas. E em abril não foi diferente: fechou o mês com 216.619 novos negócios, um aumento de 2,1% comparado com o mesmo período do ano passado. Comércio vem em seguida, com 69.439 companhias inéditas, e depois Indústria, com 20.777.

A maioria das aberturas ocorreram na região Sudeste (154.783), seguida pela Sul (57.236) e Nordeste (51.569). Centro-Oeste e Norte finalizam o ranking com, respectivamente, 29.388 e 16.833 CNPJs recentes.

Metodologia

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais