Representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) fizeram uma reunião com Pedro Vaca, relator especial sobre Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para apresentar a situação de violência contra jornalistas no Brasil.
Octávio Costa e Regina Pimenta, respectivamente presidente e vice-presidente da ABI, preocupam-se com o possível agravamento do quadro de ataques a jornalistas durante as eleições de 2022.
Com isso em mente, apresentaram na reunião o Projeto de Proteção e Garantia dos Jornalistas no Direito à Liberdade de Expressão e Exercício do Jornalismo nas Eleições 2022 e a ideia de criação de um observatório para apurar novos casos de violência e planejar ações de atendimento a vítimas.
Eles se comprometeram a encaminhar um relatório sobre os casos de violência contra jornalistas no Brasil e a manter o relator especial atualizado sobre novos casos de ataques. A entidade comunicará também sobre a atuação de empresas de comunicação na proteção de direitos de seus funcionários, represálias econômicas e judiciais a jornalistas e outros riscos durante o período eleitoral.