Abraji e Redes Cordiais lançam curso gratuito sobre noções de direito para jornalistas

Curso será on line com inscrições até 02 de março Foto: Alice Vergueiro/Abraji
Compartilhe

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o projeto Redes Cordiais abriram as inscrições para o curso on-line e gratuito ‘Da ocorrência ao trânsito em julgado: como cobrir pautas criminais’. O obejtivo é o aprimoramento profissional de jornalistas que cobrem ou tenham interesse em assuntos ligados ao Direito.

Na formação, os estudantes poderão se aprofundar sobre as noções de direito mais úteis e recorrentes na imprensa, sobretudo na esfera criminal. Ao todo, serão oferecidas cinco aulas ao vivo, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30.mar.2023, sempre das 19h30 às 21h (hora de Brasília). O conteúdo ficará gravado e disponível por três meses para quem estiver inscrito no curso.

“Oferecer treinamento continuado é um dos pilares da Abraji. Nem todas as universidades ofertam conhecimentos jurídicos durante a graduação em Jornalismo – e mesmo que tenham sido apresentados na teoria, muitas vezes é na prática diária que as dúvidas aparecem. O curso também é uma proteção para os profissionais e uma forma de produzir conteúdo melhor, mais responsável”, comenta Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Brembatti é uma das instrutoras do curso e dará aula de introdução ao Direito, assim como Taís Gasparian, advogada especialista na área de mídia, publicidade e internet. O diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Carlos Affonso Souza, abordará as questões legais nas apurações que tangenciam o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Paula Cesarino, com vasta experiência como ombudsman da Folha de S.Paulo e da Agência Lupa, apontará em sua aula os erros mais recorrentes da imprensa nas coberturas de pautas criminais. O jornalista e professor da ECA-USP, Eugênio Bucci, abordará princípios éticos para nortear o trabalho do jornalista.

Para a cofundadora do Redes Cordiais, Clara Becker, “o combate à desinformação também passa pela qualificação da oferta de notícias e capacitação daqueles que as produzem. Esse curso visa reduzir danos e ruídos no ambiente informacional através do investimento na formação do jornalista”.

Saulo Passos, diretor de Comunicação da Uber para América Latina, pontua que as empresas – incluindo a Uber – também são impactadas pelas consequências da proliferação de informações falsas.

“O fenômeno não é novo, mas hoje boatos surgem e se espalham com muito mais facilidade em função da diversidade de canais. Quando isso ocorre no campo criminal, pode gerar consequências ainda mais graves. Por isso, acreditamos em fortalecer o jornalismo de qualidade, que desempenha papel fundamental na apuração e transmissão de informações corretas e, ainda, favorece um melhor ambiente de negócios, com maior transparência, contribuindo com o bom funcionamento de toda a sociedade”, afirma Passos.

Para se inscrever no curso, clique aqui.

Dúvidas deverão ser enviadas para os canais de contato do Redes Cordiais.

Fonte: Abraji

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais