A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou, junto com a Transparência Brasil, um edital para a colaboração de jornalistas e veículos de comunicação que utilizam a Lei de Acesso à Informação (LAI).
Com inscrições até 31/1 de 2023, o edital propõe que ele compartilhem suas solicitações de acesso à informação por meio de quatro entregas durante o período de um ano. Em troca, o projeto oferecerá um ano de associação gratuita à Abraji e consultorias pontuais com a Transparência Brasil sobre acesso à informação.
Podem se inscrever repórteres que acionam LAI para reportagens em todos os veículos no País e aqueles que participaram do curso LAI nas Redações. No caso de candidaturas coletivas, podem participar redações de grandes veículos de comunicação ou de veículos independentes.
A iniciativa foi planejada após estudo feito pela Transparência Brasil revelar que, de 48.507 pedidos de informação via LAI feitos a órgãos federais de janeiro de 2021 a agosto de 2022, 20% foram classificados oficialmente como acesso concedido, mas não forneceram a informação solicitada.