Abraji repudia ataque de vice-PGR a Guilherme Amado

Abraji repudia ataque de vice-PGR a Guilherme Amado
Foto: Rafela Felicciano
Compartilhe

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou o ataque de Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, contra Guilherme Amado, do portal Metrópoles, que ocorreu na sexta-feira (09/09).

A vice-PGR teria enviado uma manifestação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, defendendo o arquivamento da investigação de mensagens compartilhadas por empresários aliados ao presidente Jair Bolsonaro, reveladas por Amado. Algumas das conversas pregam uma ruptura democrática caso Bolsonaro não seja reeleito.

Lindôra criticou o ministro, pediu a anulação do caso e chamou de “leviano” o trabalho feito pelo jornalista do Metrópoles: “O supramencionado desabafo do Exmo. Ministro seria suficiente para um olhar mais aprofundado acerca da veracidade da pretensa existência de uma conspiração criminosa de empresários e das terríveis consequências desse leviano ato jornalístico que deu ensejo à instauração de uma investigação e à decretação de diversas medidas cautelares”, declarou a vice-PGR.

O trecho citado se refere a um episódio de 2020 em que Amado errou ao informar que Alexandre de Moraes teria contraído Covid-19. Assim que percebeu o erro, o jornalista corrigiu a informação e se desculpou. A estratégia é insinuar que Amado teria um padrão de divulgar mentiras.

Para a Abraji, “é lamentável que uma procuradora da República faça uso do cargo para, em uma manifestação oficial perante a Suprema Corte do País, atacar um jornalista, sobretudo no período eleitoral, em que a imprensa é ainda mais necessária para garantir a lisura do processo democrático”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais