A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Open Climate Reporting Initiative/Centre for Investigative Journalism (OCRI/CIJ), vai selecionar 10 jornalistas que cobrem a pauta ambiental para um treinamento com foco em mudanças climáticas, em Belém, no Pará.
Do total de vagas, 5 (cinco) são para jornalistas que atuam e moram em estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) e as outras 5 (cinco) para jornalistas de outras regiões do Brasil.
O treinamento será em Belém (PA), no período de 21 a 24 de agosto de 2023, e faz parte do programa Defensores Ambientais – uma iniciativa da Agence Française de Développement (AFD), coordenado pela Transparência Internacional Brasil, com participação da Abraji, Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Ethos.
Os/as jornalistas selecionados/as participarão do treinamento presencial de quatro dias, com um total de 24 horas de atividades sobre aspectos da mudança climática, investigação jornalística ambiental e atuação de defensores ambientais nesse contexto. As passagens e a hospedagem serão custeadas pela Abraji e o OCRI/CIJ.
Ao fim do treinamento, serão selecionadas duas ideias de reportagem que receberão apoio financeiro e técnico para a execução e publicação com o prazo final até janeiro de 2024. As ideias deverão ser sobre aspectos da mudança climática, investigação jornalística ambiental e atuação de defensores ambientais nesse contexto, na região da Amazônia Legal.
As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário e serão aceitas de 5 a 21 de julho de 2023.