A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), por meio do projeto Defensores Ambientais, abriu nesta terça-feira (30 de julho) as inscrições para o recebimento de propostas de reportagens investigativas que receberão apoio financeiro de até R$ 15 mil para execução. Serão contempladas três ideias de jornalistas que, preferencialmente, morem e atuem na Amazônia Legal.
O período de inscrições ocorre de 30 de julho a 27 de agosto de 2024, por meio deste formulário. A proposta de pauta precisa ter, entre outras questões, uma investigação jornalística ambiental que seja de temas como o impacto do desmatamento, mineração ilegal, populações locais afetadas, crimes ambientais, ataques contra defensores ambientais, desequilíbrio da biodiversidade, emergências climáticas, cadeias de produção envolvidas, entre outros.
Além disso, é necessário que o jornalista interessado apresente um plano de segurança em campo, além de orçamento com todos os custos da produção. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de setembro de 2024. A reportagem proposta deve ser publicada no prazo máximo até 31 de janeiro de 2025.
Durante o trabalho de investigação, os três jornalistas selecionados terão apoio técnico e de mentoria indicados pela Abraji. O valor do apoio financeiro será repassado em duas vezes: uma na assinatura do contrato e outra após a publicação do material.
LEIA O EDITAL E CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO
Na seleção, uma comissão da Abraji vai considerar, além da proposta de reportagem, critérios de gênero, etnia, raça e região, com preferência para pessoas com experiência comprovada em conteúdos jornalísticos de pautas ambientais, além de avaliação curricular. O trabalho será acompanhado por mentores, que serão selecionados pela Abraji também por meio de edital. Leia neste link o texto sobre a seleção de mentores.
Para mais informações, acesse o site de ABRAJI