Abraji seleciona propostas de reportagem investigativa para apoio financeiro em temas da Amazônia Legal

O período de inscrições ocorre de 30 de julho a 27 de agosto de 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), por meio do projeto Defensores Ambientais, abriu nesta terça-feira (30 de julho) as inscrições para o recebimento de propostas de reportagens investigativas que receberão apoio financeiro de até R$ 15 mil para execução. Serão contempladas três ideias de jornalistas que, preferencialmente, morem e atuem na Amazônia Legal.

O período de inscrições ocorre de 30 de julho a 27 de agosto de 2024, por meio deste formulário. A proposta de pauta precisa ter, entre outras questões, uma investigação jornalística ambiental  que seja de temas como o impacto do desmatamento, mineração ilegal, populações locais afetadas, crimes ambientais, ataques contra defensores ambientais, desequilíbrio da biodiversidade, emergências climáticas, cadeias de produção envolvidas, entre outros.

Além disso, é necessário que o jornalista interessado apresente um plano de segurança em campo, além de orçamento com todos os custos da produção. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de setembro de 2024. A reportagem proposta deve ser publicada no prazo máximo até 31 de janeiro de 2025.

Durante o trabalho de investigação, os três jornalistas selecionados terão apoio técnico e de mentoria indicados pela Abraji. O valor do apoio financeiro será repassado em duas vezes: uma na assinatura do contrato e outra após a publicação do material.

LEIA O EDITAL E CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO 

Na seleção, uma comissão da Abraji vai considerar, além da proposta de reportagem, critérios de gênero, etnia, raça e região, com preferência para pessoas com experiência comprovada em conteúdos jornalísticos de pautas ambientais, além de avaliação curricular. O trabalho será acompanhado por mentores, que serão selecionados pela Abraji também por meio de edital. Leia neste link o texto sobre a seleção de mentores.

 

Para mais informações, acesse o site de ABRAJI

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais