A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, na manhã desta quinta-feira (23/11), uma ação de cidadania voltada às famílias atendidas pelo Instituto Amor Especial, Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável por oferecer, de forma gratuita, o acesso a sessões de fisioterapia e consultas ao fonoaudiólogo a crianças com paralisia cerebral da zona Leste da capital.
Realizada na sede da instituição, localizada no bairro Jorge Teixeira, a ação contou com a oferta serviços de embelezamento gratuitos, inclusão e atualização do Cadastro Único, orientações referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, oficinas de artesanato e distribuição de cestas básicas.
“Em conversas preliminares com o instituto, percebemos que essa é uma das organizações que mais necessitam do apoio da gestão municipal, principalmente por conta da realidade em que se encontra o seu público-alvo. Hoje, a Prefeitura de Manaus se faz presente e garante a essas mães, que se dedicam 24 horas por dia aos seus filhos, um momento de descontração e de autocuidado”, destacou a diretora de Área de Proteção Social, da Semasc, Aninha Nascimento.
Idealizado pela empresária Cristiane Melo como um pequeno grupo onde ela e outras mães poderiam trocar experiências no cuidado contínuo de seus filhos, o Instituto Amor Especial, hoje, exerce papel fundamental na vida de mais de 50 famílias atendidas pelo projeto, contando com o apoio de fisioterapeutas e fonoaudiólogos voluntários. Para a presidente do instituto, o suporte oferecido pela gestão municipal é parte importante do atual processo de ampliação do espaço.
“Somos um instituto que ainda está passando por um processo de reforma, para que possamos atender, de maneira ainda mais qualificada, as famílias que precisam desse espaço. Somos pequenos, mas a prefeitura vem dando um apoio que eu jamais imaginaria receber, quando decidimos dar início a esse projeto. É um momento de extrema felicidade e pelo qual só tenho a agradecer à equipe do prefeito David Almeida”, afirmou Cristiane.
A dona de casa Tamires Ribeiro, 28, mãe da pequena Thalya, de 9 anos, se emocionou ao relatar a importância do instituto em seu cotidiano e elogiou a iniciativa de se oferecer serviços de embelezamento a mães como ela.
“A gente sabe que não há muitas instituições como essa na cidade, principalmente aqui na zona Leste. Antes do instituto, as coisas realmente eram muito mais difíceis para nós. É claro que continua sendo uma luta diária, constante e desgastante, mas, agora, temos, ao menos, um apoio nessa luta, o que para nós é um privilégio. Muitas vezes, no dia a dia, não somos vistas, somos deixadas de lado pela sociedade por conta das necessidades de nossos filhos, então, ter um momento voltado para nós é muito especial”.