Ações de controle ao Aedes aegypti na zona Norte é intensificado pela Semsa

Ações de controle ao Aedes aegypti na zona Norte é intensificado pela Semsa
As visitas foram feitas nas áreas com maior foco da doença. Foto: Henrique Souza / Semsa
Compartilhe

Com o intuito de diminuir os focos da Aedes aegypti, a Prefeitura de Manaus está intensificando a presença de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nas áreas com maior incidência de infestação do mosquito.

Nesta quinta-feira (21/07), moradores do Núcleo 15, do bairro Novo Aleixo, zona Norte, receberam orientações sobre o combate ao mosquito por meio de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) da secretaria.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, informou que as estratégias foram desenvolvidas a partir dos resultados do 1º Diagnóstico de Infestação do Aedes aegypti de 2022 (LIRA-a), realizado em abril.

“Nós conseguimos mensurar quais eram as localidades da cidade de Manaus com maior e menor vulnerabilidade para as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya) e os agentes de saúde estão indo a campo para sensibilizar os moradores sobre os cuidados e formas de prevenção. Se necessário, a secretaria também trata depósitos de água parada para eliminar o mosquito”, disse.

O chefe de endemias do Distrito de Saúde (Disa) Norte, Valter Júnior, explicou que a visita na comunidade faz parte da rotina do serviço, mas o trabalho está sendo reforçado com um número maior de equipes.

“Estamos levando orientações mais uma vez para relembrar a população sobre a necessidade de evitar água parada, onde os focos do mosquito se desenvolvem. O panfleto do ‘Check List – 10 Minutos contra o Aedes’ está sendo entregue para o morador lembrar, e poder marcar, os itens que devem ser inspecionados no seu imóvel pelo menos uma vez na semana”, afirmou.

Nesta etapa, as atividades da Semsa foram concentradas na zona Leste, de 5 a 7 de julho, na zona Oeste entre os dias 12 e 14 deste mês, e atualmente estão focadas na zona Norte. Na próxima semana, os agentes irão até o bairro Betânia, no dia 26, e bairro Japiim, no dia 28, ambos na zona Sul.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais