A Prefeitura de Manaus irá realizar uma série de ações dentro da programação do “Agosto Dourado”. Este ano, em razão da pandemia de Covid-19, o início das atividades ocorrerá por meio de um webinário, a partir desta segunda-feira, 3/8, às 15h, abrindo a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2020, em Manaus. O acesso será por meio do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/uea-telessaude. O tema escolhido neste ano é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas (ONU) -, um plano de ações que busca envolver pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. Nesse sentido, o aleitamento materno é uma forma de alimentação renovável, ambientalmente segura, produzida e consumida da forma mais sustentável possível.
Conheça nossos serviços
– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa
“A Semana se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente no intuito de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, para a saúde do planeta e do nosso povo”, reforça o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. O webinário terá a participação do próprio secretário, da representante da Sociedade Amazonense de Pediatria, Rossiclei Pinheiro, e da representante do Unicef Nacional, Cristina Albuquerque. A moderadora será a enfermeira Ivone Amazonas, chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa.
Além do webinário, outras ações promovidas pela prefeitura completarão a SMAM 2020, como atividadesas maternidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos espaços de acolhimento para os indígenas venezuelanos warao, com o intuito de promover a interação dos profissionais de saúde com as mães, bebês e família.
Também serão exibidos vídeos com objetivos educacionais para a população com assuntos específicos relacionados ao tema: amamentação na primeira hora e os benefícios para a mãe, bebê, família e profissionais de saúde; benefícios da amamentação e os impactos no planeta; efeitos nutricionais da amamentação; proteção imunológica da amamentação e cuidados de higiene e amamentação em tempo de Covid-19.
Relevância
Relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “Capture the moment”, em 2017, que analisa dados de 76 países, apresenta a estimativa de que o aleitamento materno nos primeiros anos salvaria mais de 820 mil crianças menores de cinco anos em todo o mundo. Porém, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses na região das Américas e somente 32% continuam sendo amamentados até os 24 meses, o que reforça a urgência da discussão sobre o tema e a importância de atividades relacionadas à amamentação.