Afluente do Rio Amazonas é atingido por vazamento de óleo no Equador

Imagem Ilustrativa
Compartilhe

O óleo causado pelo rompimento de um oleoduto no Equador atingiu um dos afluentes do rio Amazonas. O vazamento começou no dia 28 de janeiro, em Piedra Fina, ao sul de San Francisco de Assís. O Ministério do Ambiente, Água e Transição Ecológica do Equador confirmou que o óleo atingiu o rio Coca, afluente do rio Napo, que, por sua vez, é afluente do rio Amazonas.

No Twitter, a companhia responsável informou, no dia do acidente, que a instalação rompida não tinha ligação direta com nenhum rio. Entretanto, no dia seguinte, em um novo comunicado, afirmou que trabalham para conter o vazamento, para que não afetasse o meio ambiente.

Comunicado – O rio Coca abastece diversas comunidades indígenas, entre elas a etnia kichwa. Segundo a ONG Amazon Frontlines, o vazamento poderia ter sido evitado, uma vez que não é a primeira vez que acontece, na mesma região e envolvendo a mesma empresa:

“Desde abril de 2020, quando o primeiro vazamento de óleo aconteceu, as comunidades kichwa localizadas ao longo dos rios Coca e Napo têm sofridos severos impactos ambientais. o Estado e a Petroecuador (agência reguladora do Equador) poderiam ter evitado este vazamento, mas falharam”, disse a organização não governamental, no Twitter.

O oleoduto se rompeu depois de ter sido atingido por pedras, a partir de uma forte chuva na região de Piedra Fina. “Evento que não poderia ter sido previsto pela transportadora”, disse a empresa.

O site de política O Poder 360, questionou o Ministério do Meio Ambiente e ao Ibama sobre a dimensão dos danos causados pelo vazamento e os impactos para o território brasileiro, principalmente sobre o rio Amazonas e não houve retorno.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!