A AFP, sigla para Agence France-Presse, lançou seu primeiro curso de verificação digital destinado a jornalistas e estudantes de Jornalismo. Através do curso, a organização visa proporcionar ferramentas e técnicas para enfrentar a onda de desinformação e alegações falsas que se espalham na internet, com impacto direto na sociedade. A iniciativa foi elaborada pela equipe de fact-checking da agência de notícias mundiais com apoio da Google News Initiative (GNI).
O curso busca abranger todos os níveis de experiência, de modo a proporcionar o aumento de competências digitais essenciais, além de poupar tempo na busca por informações confiáveis em meio às fontes. Phil Chetwynd, diretor global de Notícias da AFP, alerta que a rápida evolução das redes sociais, assim como a rápida propagação da desinformação exige que os jornalistas estejam atualizados constantemente. “Queremos partilhar a experiência da nossa equipe de investigação digital com todos os profissionais, ajudando-os a trabalhar de forma mais eficiente e segura”, afirma.
Acesso ao curso
Através deste link, os interessados podem ter acesso ao curso que conta com 10 módulos, com aproximadamente uma hora de duração cada um. Os capítulos incluem vídeos, exemplos práticos e exercícios, além de dicas de especialistas da AFP. As etapas mais avançadas ainda cobrem técnicas para verificações mais profundas, e o passo a passo para antecipar e lidar melhor com o assédio digital.
Ainda, ao final de cada módulo é emitido um certificado digital personalizado. Nos próximos meses, a plataforma também será atualizada com novos exemplos, exercícios e webinars.