AFP lança primeiro curso jornalístico de verificação digital livre

A qualificação é de autoria da AFP, importante veículo de informação. Foto: Reprodução
Compartilhe

A AFP, sigla para Agence France-Presse, lançou seu primeiro curso de verificação digital destinado a jornalistas e estudantes de Jornalismo. Através do curso, a organização visa proporcionar ferramentas e técnicas para enfrentar a onda de desinformação e alegações falsas que se espalham na internet, com impacto direto na sociedade. A iniciativa foi elaborada pela equipe de fact-checking da agência de notícias mundiais com apoio da Google News Initiative (GNI).

O curso busca abranger todos os níveis de experiência, de modo a proporcionar o aumento de competências digitais essenciais, além de poupar tempo na busca por informações confiáveis em meio às fontes. Phil Chetwynd, diretor global de Notícias da AFP, alerta que a rápida evolução das redes sociais, assim como a rápida propagação da desinformação exige que os jornalistas estejam atualizados constantemente. “Queremos partilhar a experiência da nossa equipe de investigação digital com todos os profissionais, ajudando-os a trabalhar de forma mais eficiente e segura”, afirma.

 

Acesso ao curso

Através deste link, os interessados podem ter acesso ao curso que conta com 10 módulos, com aproximadamente uma hora de duração cada um. Os capítulos incluem vídeos, exemplos práticos e exercícios, além de dicas de especialistas da AFP. As etapas mais avançadas ainda cobrem técnicas para verificações mais profundas, e o passo a passo para antecipar e lidar melhor com o assédio digital.

Ainda, ao final de cada módulo é emitido um certificado digital personalizado. Nos próximos meses, a plataforma também será atualizada com novos exemplos, exercícios e webinars.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais