África tem 48 países com testes e compete com “mundo desenvolvido”

Foto: Marcello Casal Jr
Compartilhe

A África tem 48 países com testes para covid-19 e compete com o “mundo desenvolvido” no acesso a kits de diagnóstico e material de proteção, disse hoje (9) o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

John Nkengasong, que falou durante encontro online com jornalistas a partir de Adis Abeba, na Etiópia, destacou “o feito” que a União Africana alcançou ao conseguir que, em duas semanas, o número de países com capacidade de testar a covid-19 passasse de dois para 43, situando-se atualmente em 48.

“Se tivéssemos começado em janeiro, todos os países já teriam essa capacidades de diagnóstico”, disse.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Segundo o diretor do África CDC  graças à existência desses testes, é possível quantificar hoje o número de infectados no continente.

Ele informou que a África registra atualmente 11.400 casos em 52 países, com 572 mortos e 1.313 recuperados.

Na entrevista, John Nkengasong disse que o continente compete atualmente com “o mundo desenvolvido” no acesso a esses diagnósticos e também a materiais de proteção, como máscaras.

E deixou um recado: “O inimigo é o vírus e um vírus perigoso. Não podemos politizar essa situação, pois seria devastador para nós”.

“O inimigo é o vírus e não instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) ou a União Africana”, advertiu.

Virologista de profissão, John Nkengasong admitiu que nunca imaginou que iria viver para assistir a uma situação tão devastadora quanto a pandemia de covid-19.

“Quando estudamos virologia, estudamos esses casos nos livros, como a situação de 1918”, disse, em referência à “gripe espanhola” que, entre 1918 e 1920, infectou 500 milhões de pessoas.

Os países africanos com mais infecções por covid-19 são atualmente a África do Sul (1.800), Argélia (1.500), o Egito (1.500), Marrocos (1.200) e Camarões (650).

Todos os países africanos lusófonos registram casos da doença, com a Guiné-Bissau sendo o mais afetado, contabilizando 33 pessoas com a infecção.

Angola soma 17 casos confirmados de covid-19 e duas mortes.

Moçambique mantém dez casos declarados de infecção pelo novo coronavírus e Cabo Verde totaliza sete casos desde o início da pandemia, com uma morte.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estão confirmados 16 casos de infecção.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já infectou mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.

Dos casos de infecção, cerca de 280 mil são considerados curados.

*Emissora pública de televisão de Portugal

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais