Agência Lupa reúne leis sobre desinformação no mundo

A pesquisa para a elaboração deste trabalho foi feita entre julho e outubro de 2023. Foto: REprodução
Compartilhe
LupaMundi – Mapa das Legislações sobre Desinformação resume as leis nacionais e supranacionais criadas em cada país e blocos de regiões para combater a desinformação e acaba de entrar no ar. A partir do dia 06/11, é possível acessar a ferramenta criada pela Lupa em português e inglês. Clique aqui e acesse.
Além de compilar as legislações sobre desinformações dos países, o LupaMundi permite que o usuário filtre sua busca, comparando países que têm leis específicas, leis gerais ou que não têm leis. Também é possível pesquisar por temas como “crimes cibernéticos” ou “moderação de conteúdo”, o que facilita o uso por parte de acadêmicos e pesquisadores.
LupaMundi é, nesse sentido, um material de referência sobre essa temática. Um levantamento inédito e consistente sobre como diferentes nações enxergam as questões da desinformação à luz da legislação. As informações coletadas e reunidas neste mapeamento permitirão um aprofundamento em conteúdos jornalísticos e estudos sobre esse assunto. 
“Como uma instituição que se dedica ao combate à desinformação, a Lupa sempre esteve atenta a leis sobre desinformação pois entendemos que a legislação não é o único, nem mesmo, o melhor caminho para minimizar os impactos do fenômeno. Para falar sobre isso, no entanto, é necessário entender como esse processo está se dando em diferentes países, para aprender com os erros e os acertos”, afirma Natália Leal, diretora-executiva da Lupa. 
O projeto recebeu dois financiamentos para realização. Em maio de 2023, a Lupa foi selecionada pelo International Center for Journalists (ICFJ) para participar do Disarming Disinformation, programa financiado pelo Fundo Scripps Howard, com financiamento do Empowering the Truth Global Summit. Além disso, a Lupa recebeu financiamento da International Fact-checking Network (IFCN) para aumentar a equipe que estava responsável pela apuração das informações.
“O LupaMundi foi feito em parceria e com o apoio de outras organizações. Essa união é fundamental para resolvermos desafios enormes, como reunir as legislações sobre desinformação do mundo todo, uma iniciativa que possibilita conhecermos e entendermos os caminhos jurídicos do combate à desinformação. E esse trabalho conjunto vai beneficiar outras organizações e pessoas do mundo”, explica Marcela Duarte, gerente de Produto da Lupa.
Muitos projetos de leis estão em debate em diferentes países, com foco em legislações para conter o impacto da desinformação. A Lupa mapeou também propostas que ainda não foram aprovadas, mas possuem relevância para o panorama geopolítico mundial. No Brasil, por exemplo, a discussão e trâmites do projeto de lei (PL) 2.630/2020  podem impactar e influenciar outros debates e projetos de lei na América Latina.

Coleta de informações

A pesquisa para a elaboração deste trabalho foi feita entre julho e outubro de 2023. A coleta de informações aconteceu de duas formas simultâneas. Ao longo de quatro meses, a equipe da Lupa se debruçou nas legislações aprovadas de cada país, coletando as informações em páginas oficiais de governos e em links de organizações mundiais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).
A Lupa contou ainda com a colaboração de iniciativas de checagem que integram a IFCN. Via formulário, as plataformas signatárias da IFCN responderam sobre as leis que regulam questões relacionadas à desinformação em seus países. Foram 28 respostas de 23 países. Após a coleta, a informação passou por uma dupla camada de checagem dentro da equipe da Lupa, que revisou o trabalho feito pelos pesquisadores.
A Lupa também contou com uma parceria com LatamChequea. A equipe entrou em contato com iniciativas de checagem de nove países da América Latina para coletar informações sobre as leis aprovadas em seus territórios.
Acesse o mapa; clique aqui.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais