O ator Alan Arkin morreu na quinta-feira (29/06), na sua casa nos Estados Unidos, aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo seus filhos que, em nota à People, afirmaram: “nosso pai era uma força da natureza única e talentosa, tanto como artista, quanto como homem. Marido, pai, avô e tataravó amoroso, ele era adorado e fará profunda falta”.
A causa da morte não foi especificada.
Com quase 70 anos de carreira, Arkin estreou em 1957 no filme Ao Compasso do Calypso e colecionou mais de 100 títulos na sua filmografia. Entre os mais memoráveis está Ardil 22, Edward Mãos de Tesoura, O Sucesso a Qualquer Preço e do brasileiro O Que É Isso, Companheiro?.
Ele conquistou quatro indicações ao Oscar — duas como Melhor Ator, por Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! e Por que Tem de Ser Assim?, e duas como Melhor Ator Coadjuvante, por Pequena Miss Sunshine e Argo —, e uma vitória. O ator ainda foi reconhecido com indicações ao Emmy, sobretudo nos últimos anos com o sucesso da comédia O Método Kominsky, a qual deixou o elenco em 2020, e com um Tony por sua performance no palco em Onde Começa o Sucesso.
Arkin deixa sua esposa Suzanne Newlander Arkin, seus três filhos, Adam, Matthew e Anthony, dos casamentos anteriores, além dos seus netos e tataranetos.