Alvorada: Garantido leva milhares de torcedores as ruas de Parintins

Garantido chega a Catedral de Nossa senhora do Carmo Foto: Paulo Sicsu e Elcio Farias
Compartilhe

O boi Garantido continua pintando de vermelho as ruas de Parintins. O ápice da “Semana Vermelha” será a Tradicional Alvorada, que sai às ruas de ilha Tupinambarana, na madrugada do dia 1º e termina ao Alvorecer, em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município. A passeata que se estende madrugada afora leva em média 20 a 25 mil pessoas ao trajeto, que um se transforma em verdadeiro “tapete vermelho” pelas ruas e avenidas da ilha.

Multidão vermelha toma conta das ruas de Parintins na Alvorada do Garantido Fotos: Paulo Sicsu e Elcio Farias

O jornalista e compositor, Mencius Melo, integrante da Direção Geral do Espetáculo (DGE) relembra que Lindolfo Monte Verde, ainda no “tempo das lâmparinas” saia pelas ruas da cidade vendendo a “Língua do Boi” com seus cordões de batuqueiros e foliões. Ele explica que a Baixa de Dona Alexandrina era, naquele tempo, longe do centro urbano de Parintins, e que não raro, Seo Lindolfo e sua turma voltavam pela manhã , ao Alvorecer, batucando e acordando a cidade com o famoso “anunciei boi na cidade”.

“Está aí a raiz da Alvorada. Com o passar dos anos, os irmãos Zezinho e Paulinho Faria e o então jovem artista Jair Mendes e o Amo Do Boi João Batista Monteverde, decidiram fazer o caminho inverso e assim ao invés de voltar para a Baixa, o boi ia em direção ao centro de Parintins. Eles estabeleceram uma data fixa (30 de abril para 1 de maio) e em algum lugar no final dos 1970 e início dos anos 1980, os irmãos Faria agregaram organização e tecnologia à festa. Dotando-a de carro som, o que obviamente potencializou o evento. Nascia assim a ‘Alvorada’ no formato que a conhecemos hoje”, esclareceu.

Zezinho Faria em uma entrevista sobre a ideia de acordar a cidade, declarou: “Pensamos em sair da Baixa para anunciar o boi ruas da cidade. Mas, foi em 1987, na inauguração do Show Clube Ilha Verde, onde cedemos para o Garantido fazer o baile “Vermelho e Branco” que esse formato se fortaleceu. Foi justamente no baile “Vermelho e Branco” com o grupo Regional Vermelho e Branco, que demos outra dinâmica à Alvorada com todos saindo de pé no chão. Amanhecemos nas ruas de Parintins. Naquele ano ainda voltamos ao curral. Depois foi crescendo e não dava mais para voltar e as pessoas ficavam na frente da catedral. Só voltávamos caminhando à Baixa para guardar o material”, recorda.

*Mais inovação*

Já no início dos anos 1990, continua Mencius Melo, com o advento da toada de Chico da Silva “Boi do Carmo”, Paulinho Faria criou o hábito do povo rezar em frente a Catedral da Santa, pedindo benção ao alvorecer, embalados e emocionados pela toada do Chico.

“Então esta aí a Alvorada do Garantido até os dias de hoje, herança do boi que ia às ruas pelas mãos de Lindolfo Lindolfo Monte Verde e que foi potencializada por Zezinho, João Batista, Jair e Paulinho. É assim que funciona. Assim é o folclore, que a cada década pode agregar elementos novos, mas, sem perder sua raiz”,concluiu.

*Magia*

Para o apresentador Israel Paulain, a Alvorada é mágica. É o encontro de todos os torcedores apaixonados com o Garantido. “É o momento de lavarmos a alma de emoção pelas ruas de Parintins e recebermos as bênçãos de Nossa Senhora do Carmo”, disse. Israel afirma que será a maior da história. “Se tornará um marco da caminhada firme em direção ao bicampeonato e do que será o maior festival de todos os tempos. A Alvorada é única e tradicional. A Alvorada é do Boi Garantido”, sentencia.

*Festa no Curral*

Antes da saída às ruas, a festa começa, neste sábado (30), no Curral Linfolfo Monteverde (Cidade Garantido), a partir das 20h, com a participação de todos os itens do vermelho e branco.

*Encerramento*

No dia 1º de maio, a partir das 20h30, acontece o primeiro ensaio oficial Boi Garantido, no Arraial de São José.

“Encerraremos a Semana Vermelha, com o tradicional primeiro ensaio oficial, no Arraial de São José, como acontece há décadas. Isso é o Garantido, sempre preservando a tradição com inovação”, finalizou o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais