AM: Mais de 8 mil crianças não foram registradas no nome do pai

AM: Mais de 8 mil crianças não foram registradas no nome do pai
Foto: Reprodução
Compartilhe

Com a aproximação do Dia dos Pais, dados dos Cartórios de Registro Civil do Amazonas estão chamando a atenção para a ausência do nome paterno em certidões de nascimento. No último ano desde a comemoração da data, 8.469 recém-nascidos foram registrados no estado apenas com o nome da mãe. Esse número representa 11% do total de crianças nascidas entre agosto de 2022 e julho de 2023, uma porcentagem maior do que nos anos anteriores.

No período de agosto de 2022 a julho de 2023, um total de 76.415 nascimentos foram registrados no Amazonas. Desses, 8.469 recém-nascidos foram privados do nome do pai em suas certidões de nascimento, indicando um aumento preocupante em relação aos anos anteriores. No mesmo período entre 2020 e 2021, 10,4% das crianças nascidas não receberam o nome do pai, e essa porcentagem aumentou para 10,9% entre 2021 e 2022.

Esses números, divulgados no Portal da Transparência do Registro Civil, mostram a necessidade de atenção das autoridades. O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas, Leonam Portela, ressaltou a importância de analisar esses dados para planejar campanhas efetivas que promovam a participação paterna nos registros. Para ele, a presença do nome do pai vai além de um simples documento e garante direitos fundamentais para as crianças.

O procedimento de reconhecimento de paternidade pode ser realizado em Cartórios de Registro Civil desde 2012, eliminando a necessidade de decisões judiciais quando todas as partes concordam. O presidente da associação também destacou que a iniciativa pode partir tanto do pai quanto da mãe, e existem mecanismos para reconhecimento de paternidade socioafetiva, baseada em laços de afeto sem vínculo biológico. Esses números ressaltam a importância da conscientização e ação para garantir os direitos das crianças, especialmente quando se celebra o Dia dos Pais.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais