Amazonas abre leitos de covid-19 e cogita novo hospital de campanha

Foto: MISTER SHADOW/ASI / Estadão Conteúdo
Compartilhe

O governo do Amazonas abriu 42 novos leitos de UTI para tratamento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e covid-19 nos primeiros 15 dias de novembro. A medida é motivada pelo aumento da média diária de hospitalizações e mortes pelo novo coronavírus. A região também vive uma antecipação da estação das chuvas, o que costuma ocasionar complicações e síndromes respiratórias.

Foram 30 novos leitos de UTI no hospital de referência Delphina Aziz e mais 12 em outras unidades. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as aberturas obedecem à primeira fase de um plano de ampliação. Na ocasião, os pacientes com sequelas do novo coronavírus que recebiam atendimento específico no Delphina foram transferidos para unidades de retaguarda.

Após um setembro estável em número de hospitalizações, com média de internações oscilando em aproximadamente 15 por dia, o mês de outubro apontou tendência de alta a partir da primeira quinzena, o que se mantém até a metade de novembro. São cerca de 31 entradas de pacientes com covid-19 em hospitais por dia neste mês, o dobro do período com menor índice desde o início da pandemia.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O ressurgimento de pessoas com sintomas da doença também é perceptível nas unidades de Serviço de Pronto-Atendimento (SPA). Segundo relatos de um profissional da unidade do bairro Alvorada, um dos símbolos do colapso do sistema de saúde local em abril, é crescente o número de pacientes com sintomas e sequelas, com eventual lotação dos leitos e óbitos.

Em uma terceira fase do plano de ampliação de leitos, o governo tem como perspectiva a montagem de um hospital de campanha, caso a taxa de ocupação permaneça crescente. Em julho, o Hospital Nilton Lins foi desmobilizado após a queda de casos da doença. O local ficou aberto por 90 dias para o atendimento aos doentes em estado mais crítico.

Em boletim divulgado pela Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) nesta quarta-feira, 18, foram confirmados o total de 703 novos casos de Covid-19,  sete óbitos todos ocorridos nas últimas 24h, o que elevou para 4.728 o total de mortes.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!