Uma campanha de multivacinação inicia no próximo sábado (13/05) no Amazonas. Dentre as vacinas está a que combate poliomielite.
A campanha de vacinação contra a poliomielite será antecipada no estado após a confirmação de um caso da doença no Peru. O caso, ocorrido em dezembro do ano passado e confirmado em março de 2023, foi a 500 km da fronteira com Amazonas e Acre, que intensificaram os alertas de vacinaçãodepois do registro.
O governo federal também anunciou a antecipação do início da campanha de multivacinação nos dois estados para maio. Nos demais estados, a ação deve começar apenas no segundo semestre deste ano.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) confirmou que a campanha começa no dia 13/05. “Com o intuito de atualizar a caderneta de vacinação contra diversas doenças e ampliar a cobertura vacinal”, afirmou, em nota.
“A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa que a vacinação contra poliomielite é obrigatória do calendário básico de vacinação infantil e é ofertada permanentemente por meio dos postos de vacinação coordenados pelas secretarias municipais de saúde”, reforçou a instituição.