Amazonas é o estado que mais registrou ocorrências, com 182.534 em dois anos, desde que o sistema Sinesp Delegacia Virtual (DEVIR), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) foi implementado.
Do total contabilizado, a maioria foi de perda ou extravio de documento ou objeto (46.669), seguidas de furto (23.862) e roubo (21.409). Comparativamente, um a cada cinco registros tem origem no estado.
Também foram registrados 19.294 boletins de acidentes de trânsito sem vítimas; 5.872 de estelionato; 4.807 crimes cibernéticos, 3.951 de ameaças; 766 de violência contra a mulher e 429 de dano. Ofensas, categorizadas como injúria, difamação e calúnia, somaram 3.657.
Além do Amazonas, a Delegacia Virtual é utilizada pelo Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.
A DEVIR é uma solução lançada em agosto de 2020 e a comunicação pode ser feitas pela população de forma segura e sigilosa, sem sair de casa.
O registro virtual pode ser feito por meio do link https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Além dos casos citados acima, é possível fazer comunicação de casos de stalking (perseguição persistente) e de importunação sexual.
Os boletins são recebidos pela unidade policial competente para apuração dos fatos. Para fazer a ocorrência é necessário ter no mínimo 18 anos e possuir conta ativa no gov.br. O cadastro é on-line e gratuito.