Manaus, 20 de outubro de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Amazonas fecha mês de setembro com queda de 36% no registro de queimadas

FOTO: Divulgação-SSP-AM
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

O estado do Amazonas encerrou o mês de setembro com o registro de 2.729 focos de calor. O número representa uma redução de 36% em comparação ao mesmo período de 2020, quando foram registrados 4.270 focos.

As informações são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que realiza o monitoramento de queimadas e desmatamento no Amazonas, por meio da análise de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, o Amazonas conseguiu reduzir em 14% o registro de fogo. Foram 14.915 focos no ano passado, contra 12.784 neste ano.

Em toda a Amazônia Legal, os focos de calor diminuíram 31%. Na liderança do ranking do bioma estão os estados do Mato Grosso (19.474) e Pará (14.276), que ainda concentram o maior número de incidências. O estado ocupa, atualmente, o terceiro lugar do ranking, com 12.784 focos de calor.

Dos 78 mil registros da Amazônia Legal, de janeiro a setembro, 16% foram no Amazonas. Os municípios que lideram o ranking estadual, são, em sua maioria, os do sul do estado: Lábrea (3.170), Apuí (1.882), Boca do Acre (1.227), Novo Aripuanã (1.042), Manicoré (978) e Humaitá (743).

Distribuição de alertas de fogo

Dos mais de 12 mil focos registrados, 33% estão situados em glebas federais, 27% em áreas de assentamento federal, 7% em glebas estaduais, 3% em terras indígenas, 3% em Unidades de Conservação Federais e 2% em Unidades de Conservação Estaduais. Os outros 25% foram registros de focos em vazios demográficos – áreas não destinadas.

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!