Amazonas Green Jazz Festival realiza mais de 20 shows com artistas nacionais e internacionais

A edição deste ano, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz. Foto: Reprodução
Compartilhe

Mais de 20 shows com artistas nacionais e internacionais fazem parte da programação do Amazonas Green Jazz Festival, que acontece de 21 a 30 de julho, com apresentações no Teatro Amazonas.

Os ingressos podem ser adquiridos de forma online no site amazonasgreenjazzfestival.com.br ou presencialmente na bilheteria do Teatro Amazonas, com valores a partir de R$ 30.

A edição deste ano, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz. Terá ainda uma ampla programação gratuita como a Casa do Jazz com exposições artísticas; o Jazz no Flutuante com apresentações ao pôr do sol no  Flutuante Abaré, às margens do Rio Tarumã; o circuito Aqui tem Jazz com a participação de bares, restaurantes e lojas da cidade; o Buriti Jazz Manauara com pocket shows no Manauara Shopping; Lounges nas varandas do Teatro Amazonas; além de 15 masterclasses, palestras e workshops com artistas e técnicos participantes do evento.

 

Programação

 

O espetáculo de abertura do festival, no dia 21 de julho, a partir das 20h, apresenta a estreia mundial das obras inéditas “Amazônia Verde para Sempre” e “Constatação e Uma Vida”, do compositor americano Ed Sarath, elaboradas com o poeta amazonense Aníbal Beça. O show terá a participação do Coral do Amazonas, sob regência do maestro Otávio Simões.

O segundo espetáculo desta noite, às 21h30, terá um dos fenômenos femininos do jazz atual, a compositora e multi-instrumentista americana, Camille Thurman, com seu quarteto.

No sábado, dia 22 de julho, a apresentação das 20h será da brasileira Heloísa Fernandes, uma das mais talentosas pianistas reveladas durante este século na música instrumental. Mais tarde, às 21h, o palco do Teatro Amazonas receberá o Quinteto Flow, grupo musical amazonense apresentando um tipo de jazz que combina piano, violão e violoncelo, além dos vocais e da percussão.

No mesmo dia, às 22h, o festival receberá a saxofonista e compositora chilena, Melissa Aldana, e o seu quarteto. Ela é professora titular de uma das mais prestigiadas escolas de música do mundo, o New England Conservatory, onde leciona no departamento de Jazz Studies.

No domingo, 23 de julho, às 19h, a atração será Jonathan Kreisberg Quartet. Natural de Nova Iorque, ele começou a estudar guitarra com 10 anos, após a sua família se mudar para Miami, onde foi admitido na New World School of Arts, aos 16 anos.

Às 20h30, ocorrerá uma apresentação com múltiplos artistas. O saxofonista, compositor e arranjador, Felipe Salles, brasileiro que há muito tempo é radicado nos EUA, fará uma apresentação inédita no Brasil com o seu sexteto, que inclui as talentosas musicistas Nadje Noordhuis e Natalie Cressman.

 

Shows com entrada gratuita

 

No dia seguinte, 24 de julho, a programação no Teatro Amazonas terá entrada liberada e começará às 20h com Ismael Nascimento Trio. Às 21h30, a Amazonas Band fará um show inédito com a cantora Márcia Siqueira, o multi instrumentista Rodrigo Ursaia, além da participação especial de Felipe Salles.

Talentos musicais da região amazônica serão as atrações do Amazonas Green Jazz Festival, na terça-feira, dia 25 de julho, que também terá entrada gratuita. Começando às 19h com Miquéias Pinheiro Quinteto. Às 20h15, quem sobe no palco do Teatro Amazonas é Anderson Farias Trio. Finalizando o dia de espetáculos com artistas amazonenses, às 21h30, acontecerá a apresentação do Aldenor Honorato Quarteto. Talentoso instrumentista na guitarra e no violão, possui dezenas de músicas autorais disponíveis nas plataformas de streaming.

 

Pela primeira vez no Amazonas

 

Já na quarta-feira, dia 26 de julho, às 20h, pela primeira vez no Amazonas haverá o show Anette Camargo & Projeto Tânia Maria, fazendo uma homenagem a uma das mais influentes cantoras brasileiras, Tânia Maria, que se radicou nos EUA e ganhou grande destaque na década de 70. Em seguida, às 21h30, a atração será Ignacio Berroa Trio.

 

Concerto His Day Us Done

 

O Amazonas Green Jazz Festival 2023 também vai marcar a primeira apresentação no continente americano de “His Day Is Done”, que estreou recentemente na África do Sul. A obra para orquestra sinfônica, coral sinfônico e solistas de jazz, foi escrita com base no poema Madiba, de Maya Angelou, dedicado ao líder africano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, em 1993, Nelson Mandela. O concerto vai unir a Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Ed Sarath e a famosa violinista Regina Carter, além de destacar a presença de instrumentistas sul-africanos, como o lendário percussionista Dizzu Platjies e a pianista Cristiane Bloes, de São Paulo.

Na sexta-feira, dia 28, o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas se apresentará com o seu trio, às 20h, no evento. Com apenas 30 anos, Amaro criou uma abordagem singular do vocabulário musical, que permeia a sua obra, tornando-o um dos mais aclamados músicos de jazz contemporâneo. O projeto Global Jazz Coletivo será apresentado no mesmo dia, às 21h30, integrando músicos norte-americanos, sul-africanos e brasileiros.

Formado por instrumentistas de diferentes continentes – África e Américas -, a proposta do Global Jazz Collective é congregar num som global as estéticas inerentes às culturas de origem de cada um dos integrantes do grupo, orientadas pela linha mestra da música improvisada que tipifica o jazz.

 

Artistas com Grammy

 

No penúltimo dia do Amazonas Green Jazz Festival, sábado, dia 29 de julho, o celebrado pianista brasileiro Amilton Godoy fará um duo com a mais aclamada de suas alunas no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), Eliane Elias. Ano passado, ambos foram premiados com o Grammy por sua obra conjunta.

Às 21h30, é a vez do grupo feminino Momentum Octet, liderado por Ellen Rowe. Ela integra o corpo docente da Universidade de Michigan, onde coordena o curso de jazz e leciona piano e arranjo. Portraits of Women In Music, o álbum lançado pelo grupo, reúne algumas das mais celebradas musicistas da cena contemporânea.

 

Lançamento

 

No encerramento do evento, dia 30 de julho, às 19h, ocorrerá o lançamento do CD “Randy Brecker Live in Amazonas”, gravado no Amazonas Green Jazz Festival do ano passado, no palco do Teatro Amazonas, em parceria com a Amazonas Jazz Band, com regência de Rui Carvalho e a participação especial dos saxofonistas Felipe Salles e Rodrigo Ursaia.  O último show do festival, às 20h30, será da pianista Eliane Elias e seu quarteto.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais