No domingo (15/10), 94 brigadistas do Prevfogo, vinculados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), chegaram ao Amazonas com o propósito de fortalecer a luta contra o crescente número de incêndios na Região Metropolitana de Manaus.
Desse contingente, 59 brigadistas desembarcaram na capital, Manaus, na Base Aérea, na Zona Sul, enquanto os outros 35 chegaram por via terrestre. A ação é parte de um esforço conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, buscando conter os incêndios florestais que têm assolado a região.
Agora, mais de 290 brigadistas do Prevfogo estarão à disposição para reforçar as operações de combate no Amazonas.
Além desses profissionais, cerca de 600 servidores, incluindo bombeiros, brigadistas, policiais e agentes federais, estão participando das operações Tamoiotatá 3, Aceiro e Céu Limpo.
O Ibama também planeja enviar mais de 2 mil itens, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), facões, cantis, lanternas, abafadores e outros, para apoiar o combate aos incêndios no Amazonas. Parte desse material será destinado ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para uso nas operações em andamento.
Na última quarta-feira, 64 agentes, entre policiais militares e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), bem como 16 viaturas e duas aeronaves, foram enviados para atuar na cidade de Autazes, que enfrenta incêndios florestais.
A mobilização incluiu uma fiscalização ao longo de parte do início da BR-319 e da AM-254, que liga ao município de Autazes.