Amazonas recebe 98.500 doses de vacina contra a Covid-19

11a remessa de vacina chegou na noite de quinta a Manaus Foto: Herick Pereira/Secom
Compartilhe

O Governo do Amazonas recebeu, na noite desta quinta-feira (1°/04), a 11ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). O carregamento conta com 98.500 doses dos imunizantes CoronaVac, fabricado pelo Instituto Butantan, e AstraZeneca, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, chega a 1.178.220 o número de doses de vacina entregues ao Amazonas desde janeiro deste ano.

As novas doses foram desembarcadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 19h. A remessa conta com 88.000 doses da vacina CoronaVac e 10.500 doses da vacina AstraZeneca. Parte desse quantitativo será destinada para atender a segunda dose de uma parcela já vacinada, explica a coordenadora estadual de imunização da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Isabel Nascimento.

“Essa vacina que nós estamos recebendo, parte dela está para atender a segunda dose de todos aqueles pacientes que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca. Então, nessa população, a vacina veio para ser atendida essa segunda dose, e posteriormente ainda vamos ver se vamos repassar a vacina a outras categorias”, explicou a coordenadora.

Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na FVS-AM, onde foram contabilizadas e armazenadas. A partir da próxima semana, as prefeituras municipais poderão agendar para receber os imunizantes diretamente na fundação.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Conforme o nono Informe Técnico enviado pelo Ministério da Saúde com orientações sobre a distribuição desta 11ª remessa de vacinas, a imunização de profissionais da segurança pública e forças armadas deve priorizar trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, no resgate e atendimento pré-hospitalar, nas ações de vacinação contra a Covid-19, e na implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (PNI/FVS-AM), apontam que 566.348 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (1º/04), sendo 434.019 de primeira dose e 132.329 de segunda dose. A informação foi divulgada no diário de vacinação da FVS, que está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS.

Até o momento, os três municípios do estado que mais aplicaram doses da vacina, segundo o levantamento, são Manaus (292.319), São Gabriel da Cachoeira (19.502) e Tabatinga (18.097).

No último dia 22 de março, o governo fechou contrato para a compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V para o estado do Amazonas. Os imunizantes, desenvolvidos na Rússia, chegarão entre abril e julho, e a aquisição ocorre por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais