Amazonas recebe mais de 78 mil doses de vacina contra a dengue

Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito.  Foto: Reprodução
Compartilhe

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, recebeu, neste sábado (10/02), 78.760 doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, como estratégia complementar ao enfrentamento à dengue.

A vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

Esses municípios integram a região Manaus, entorno e Alto Rio Negro, área de saúde que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses. Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A vacina contra a dengue recebida é correspondente à primeira dose do esquema vacinal, segundo detalha o responsável pela vigilância epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo.

“Vamos usar as vacinas, na totalidade, para os municípios que foram elencados de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Nós já entramos em contato com os municípios. Essa vacina vai nos ajudar a enfrentar a situação da dengue que também ocorre em todo o país”, disse.

A distribuição das doses de vacina será realizada, a partir de quinta-feira (15/02), mediante agendamento das Secretarias Municipais de Saúde junto à FVS-RCP por meio da Gerência de Imunização.

Os municípios, que são responsáveis pela operacionalização da campanha de vacinação, vão determinar o início da vacinação nos territórios municipais. A incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em dezembro de 2023.

Prevenção à dengue

A estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito.  A FVS-RCP recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais