Amazonas registra primeiro caso de sarampo em dois anos

Mais de 300 mil casos da doença foram registrados em 2023. Foto: Reprodução
Compartilhe

Um caso de sarampo foi divulgado, nesta quarta-feira (25/05), pela Fundação de Vigilância em Saúde no município de Manacapuru,  interior do Amazonas. É  a primeira vez desde 2020 que há um registro da doença no estado.

A confirmação se refere a uma criança de um ano, sem histórico de vacina contra tríplice viral.  Até o momento, foi informado que ela está estável, recebendo tratamento ambulatorial e isolamento social.

Para busca de novos casos e controle da doença, técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica se deslocaram para o município, localizado a 101 quilômetros da capital.

De acordo com Ministério da Saúde, o sarampo é causado por um vírus altamente transmissível, sua contaminação ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras.

Seus principais sintomas são febre e manchas vermelhas pelo corpo. Tosse, irritação nos olhos e nariz escorrendo ou entupido.  Não existe tratamento específico para o sarampo, a prevenção mais eficaz é a vacinação.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais